TRAGÉDIA EM PARATY

Conteúdo do gravador de voz do avião que caiu com Teori é recuperado

Cockpit Voice Recorder (CVR) registrou os últimos 30 minutos do voo e está totalmente preservado

Seg, 23/01/17 - 21h35

O conteúdo registrado pelo gravador de voz da aeronave que caiu na última semana no mar em Paraty, no Rio de Janeiro, e matou cinco pessoas, entre elas, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi extraído pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta segunda-feira (23) e pode ser fundamental para esclarecer o que provocou a queda. A informação foi divulgada pelo portal "G1".

O Cockpit Voice Recorder (CVR) registrou os últimos 30 minutos do voo e está totalmente preservado. Os áudios serão tratados para a retirada de ruídos e, depois dessa etapa, peritos analisarão o conteúdo. Os técnicos da FAB farão uma reconstituição dos momentos do voo antes da queda em busca de explicações. 

Além dos diálogos do piloto na cabine da aeronave com o controle do tráfego aéreo, o CVR também registra as conversas dele com outros passageiros. Segundo a reportagem do "G1", o equipamento é programado apenas "para gravar os últimos trinta minutos do voo".

Ainda conforme o "G1", o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que a caixa-preta do avião tem danos, porém, o equipamento é dividido em duas partes e a que contém o gravador de voz é "altamente protegida".

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.