Caixa-preta

CPI da BHTrans: Gabriel Azevedo será o presidente e Reinaldo Gomes o relator

Comissão teve a primeira reunião nesta sexta-feira

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 21 de maio de 2021 | 14:26
 
 
Relatoria da CPI deve ficar com Reinaldo Gomes (esq.) e presidência com Gabriel Azevedo (dir.) Foto: Bernardo Dias/CMBH

A CPI da BHTrans da Câmara Municipal de Belo Horizonte se reuniu pela primeira vez nesta sexta-feira (21) para escolher presidência, relatoria e cronograma dos trabalhos. O vereador Gabriel Azevedo (Patriota), candidato único à presidência do grupo, foi aprovado por unanimidade entres os colegas. A relatoria ficou com o vereador Reinaldo Gomes (MDB).

 

Ao ser eleito, Gomes, que hoje se coloca como oposição ao Executivo, parabenizou o prefeito Alexandre Kalil por ter dito, durante a campanha, que abriria a caixa-preta da BHTrans. "Então, eu acredito que essa Casa, ela se presta a essa responsabilidade de fazer todos os levantamento e deixar claro para a cidade de Belo Horizonte todos os problemas advindos da BHTrans que não dão estrutura necessária para os passageiros, E acredito que pelo perfil de cada um, o comprometimento de cada um irá, fazer o melhor pra cidade de Belo Horizonte", disse.

 

O presidente Gabriel Azevedo disse não acreditar em "auditorias fajutas" e que finalmente chegou a hora de abrir a caixa-preta da empresa. O parlamentar, que também preside outra comissão que investiga a BHTrans, afirmou que o intuito dos dois colegiados é apresentar um projeto de lei que vai reestruturar a empresa de transportes, além de pedir o fim do contrato atual, que tem vigência até 2028. "Não sofreremos pressão do Executivo e do empresariado porque os componentes foram escolhidos por não deverem nada a empresário de ônibus nenhum. Não temos medo de nada, vamos investigar tudo", declarou.

 

Durante a eleição para relatoria, Claudiney Dulim (Avante) disse que colocaria o seu nome para a apreciação, mas após conversar com os colegas, decidiu retirar a candidatura. 

 

Integram a CPI também a vereadora Bella Gonçalves (PSOL) e os vereadores Bráulio Lara (Novo), Rubão (PP) e Wanderley Porto (Patriota). As reuniões serão nas quartas-feiras às 10h no plenário Helvécio Arantes.