Eleições 2022

De 'Ciranha', Ciro diz que 'Lulatman' e 'Bolsoringa' não têm poderes e projetos

Estratégia eleitoral de Ciro Gomes com o público nas redes sociais ataca diretamente os pré-candidatos do PT, Lula, e do PL, Bolsonaro - que tentará a reeleição

Seg, 23/05/22 - 09h44

Apostando em charges e se tornando o “Ciranha”, em alusão ao personagem Homem-Aranha, o pré-candidato do PDT à Presidência da República acusou “Lulatman” e “Bolsoringa” de não terem superpoderes e “muito menos um projeto pro Brasil”. A referência é um ataque direto aos pré-candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, como Batman, e do PL, Jair Bolsonaro, como Coringa.

No novo episódio chamado "A Escalada", produzido por “O Cartonista Tímido” e divulgado nas redes sociais neste domingo (22), o personagem de Lula questiona o de Ciro o motivo do pedetista não desistir “da escalada” para que ele suba “mais tranquilo”, inclusive de elevador. As imagens os mostram escalando um prédio, mas é uma clara referência ao desempenho nas pesquisas de intenção de voto.

Em seguida, Bolsonaro, na versão “Bolsoringa”, aparece pendurado na capa de “Lulatman”, ao que o petista afirma que “apenas o Lulatman é capaz de derrotar o terrível Bolsoringa”. Ciro, então, reage que “qualquer um derrota o Bolsoringa, ele nem tem superpoder algum” e garante ter “superpoderes e grande responsabilidade”.

No diálogo, “Lulatman” rebate que tem “dinheiro” como superpoder e “Ciranha” destaca que é o “famoso bate-carteira”. Logo o petista afirma, ainda na vídeo-charge, que o embate eleitoral com Bolsonaro vai ser “épico, a batalha do bem contra o mal, um verdadeiro clássico”, e questiona qual discurso irá adotar se Ciro subir com ele nas pesquisas.

“Se você subir comigo, o que eu vou dizer, que é a batalha do bem contra o bem? Ora, assim eu posso até perder”, questiona “Lulatman”. “Nada disso, você vai dizer que é uma batalha entre o amigo da vizinhança, o herói do povo, contra o cavalheiro das trevas, o defensor do ‘baronato’”, responde o pedetista.

Veja a íntegra do vídeo:

Essa não é a primeira vez que Ciro aposta em charges para ampliar o desempenho nas redes sociais. Em abril, outro vídeo apresentou “Lulatman” com “Robem”, em alusão a Geraldo Alckmin (PSB), que será candidato a vice-presidente na chapa de Lula. A referência ao ex-tucano é ao personagem Robin.

Na pesquisas prévias de intenção de voto, Lula e Bolsonaro seguem a polarização nas eleições presidenciais de outubro deste ano. Enquanto o petista tem aparecido em primeiro lugar, o atual presidente tem ocupado a segunda posição. Com a saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) da disputa, Ciro tem tido desempenho na terceira posição.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.