PBH

Denúncia de vereador contra ex-assessor de Kalil é arquivada

Representação do vereador Gabriel Azevedo contra o ex-assessor especial da PBH, Iran Barbosa, pedia “sanções administrativas” contra ele por declarações sobre “fake news” atribuídas ao parlamentar

Ter, 19/07/22 - 11h50

Uma representação feita pelo vereador Gabriel Azevedo que pedia a investigação e punição ao ex-assessor especial na Secretaria Municipal de Governo e ex-deputado Iran Barbosa foi arquivada. Segundo a PBH, a saída de Barbosa da prefeitura, no mês passado, levou ao arquivamento do procedimento. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Prefeitura de Belo Horizonte de hoje, terça-feira (19) e é assinada pelo Presidente do Conselho de Ética Pública do Município de Belo Horizonte (Conep), Rodolfo Gropen.

A representação, chama de “irresponsável” uma declaração atribuída a Iran Barbosa em uma entrevista para uma rádio local afirmando que Gabriel Azevedo fazia “Fake News”, ou notícias-falsas. O vereador, autor da representação, reclamou que sua “imagem e honra” eram atingidos pelas falas de Barbosa e solicitava uma ação do Conep. 

Ao comentar o arquivamento, Iran Barbosa disse que, se necessário, dará mais explicações na Justiça comum. “Uma pena eu ter pedido demissão antes de saber da existência dessa denúncia, pois teria feito questão de apresentar todas as provas que tenho. Reitero plenamente tudo que falei. O vereador que me encontre na justiça, se quiser, pois estarei à disposição. Uma pena eu não poder acioná-lo na Justiça também, já que ele tem imunidade parlamentar”, disse à reportagem de O TEMPO. 

Já o vereador Gabriel Azevedo afirmou que “as mentiras espalhadas pela internet, precisamente o termo Fake News, que se espalha pelas mídias sociais, são algo muito grave a partir do momento em que alguém me acusa de fazê-lo. Eu levo isso muito a sério e, portanto, quando essa pessoa ainda por cima fazia parte da administração da prefeitura de Belo Horizonte”, disse o vereador da capital, atualmente sem partido. E completou: “vida que segue e eu reafirmo que a minha vida pública é pautada pela verdade, pelo bom uso da informação e, sobretudo, por respeito muito grande ao meu mandato e às pessoas que me elegeram”, disse. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.