Prioridades

Deputado federal de Minas vai se afastar do cargo para cuidar das eleições

Meta do presidente do Republicanos é dobrar número de prefeituras administradas por sua legenda em Minas

Por O TEMPO
Publicado em 23 de fevereiro de 2024 | 17:46
 
 
Euclydes Pettersen, novo presidente do Partido Republicanos, em Minas Foto: Reprodução / Canal O Tempo

O deputado federal por Minas Gerais, Euclydes Pettersen (Republicanos), vai se licenciar do cargo de Câmara dos deputados na próxima segunda-feira (26). Ele será o responsável por coordenar a organização da legenda para as eleições municipais de outubro e vai se afastar do mandato para se dedicar a esta função. Em seu lugar no Congresso nacional, assume Duarte Júnior, ex-prefeito de Mariana, no Vale do Rio Doce.

Em Minas, o Republicanos conta com 40 prefeitos. Euclydes afirma que a meta é dobrar esse número nas próximas eleições. “O objetivo é percorrer vários municípios nesses quatro meses, abonando filiações e pré-candidatos, não apenas ao cargo majoritário, mas também de vice-prefeitos, além da chapa de vereadores. Nosso intuito é fortalecer a sigla em todas as regiões”, ressalta.

Precisa decidir

Pettersen é o presidente da legenda em Minas e entre os desafios para articulação das eleições municipais será definir o caminho do Republicanos em Belo Horizonte. O partido tem sido cortejado por diversos possíveis candidatos e ainda não bateu o martelo sobre o nome escolhido.

Um dos cotados é o deputado estadual Mauro Tramonte, que está filiado na legenda. Ele aparece bem colocado nas pesquisas de intenção de voto. Tramonte não confirma se é candidato, mas também não descarta a possibilidade.

O senador Carlos Viana (Podemos) é outro que indicou disposição de se candidatar pela legenda. O filho do senador, Samuel Viana, que ocupa atualmente um cargo de deputado federal, saiu do PL e se filiou recentemente ao Republicanos fazendo aumentar a expectativa de que o pai seguisse o mesmo caminho.

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, atualmente sem partido, também já tentou uma aproximação com o Republicanos e mantém conversas próximas com lideranças da legenda.

A disputa embolada é um dos desafios de Euclydes Pettersen que deixou claro que não tem data para retomar o cargo de deputado federal.