Senado

Disputa aberta a uma das duas vagas da suplência de Silveira

PT tem a prerrogativa da definição, mas não descarta gesto ao PCdoB ou ao PV e apoiar escolha de uma mulher

Sáb, 25/06/22 - 21h20
Deputado Cristiano Silveira (PT) | Foto: Reproducao / Sidney Mesquita

Homologado o apoio do PT de Minas à pré-candidatura de Alexandre Kalil ao governo de Minas e de Alexandre Silveira ao Senado, ambos do PSD, uma discussão já começou a ganhar contornos de probabilidades: a escolha dos dois suplentes de Silveira na chapa ao Senado.

Presidente do PT em Minas, o deputado Cristiano Silveira disse que o encontro estadual realizado neste sábado (25) remete este tema à comissão executiva estadual. “O PT poderá contribuir apresentando um nome ao senador Alexandre Silveira dentro desse processo”, afirmou ele.

Das duas vagas para suplência, a tendência é que uma fique com o próprio PSD. A outra caberia ao PT, mas uma fonte da legenda admite que a vaga poderá ser oferecida ao PCdoB ou ao PV, partidos federados ao PT.

“Este gesto ao PCdoB ou ao PV é uma hipótese, porque são aliados não contemplados na chapa aqui em Minas”, afirmou a fonte petista a O TEMPO.

Correntes internas do PT batem também na tecla de que esta suplência, independentemente da legenda, deveria ficar com uma mulher, posto que, até o momento, a chapa tem apenas homens.

“Pode pesar aí uma questão identitária também, de repente uma mulher, uma mulher negra”, pontua o petista.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.