Depoimento

Em pergunta sobre Bolsonaro, Wajngarten responde 'pergunte a ele' e irrita CPI

Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros perguntou ao ex-secretário de Comunicação quem o orientava a dar declarações negacionistas

Qua, 12/05/21 - 12h18
Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, irritou relator e presidente da CPI da Covid com resposta sobre declarações negacionistas de Bolsonaro | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten disse para o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), perguntar a Jair Bolsonaro sobre quem orientava o presidente a dar declarações negacionistas a respeito da pandemia do coronavírus.

Calheiros questionou Wajngarten acerca do impacto das falas na população e em relação a qual seria o objetivo de Bolsonaro ao criticar vacinas, por exemplo. O depoente se esquivou de ambas as perguntas.

Em seguida, o senador o indagou sobre quem orientava o presidente "a fazer esse tipo de raciocínio". "Acho que o senhor tem que perguntar a ele", respondeu o ex-secretário.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), interviu e disse que Wajngarten não poderia responder daquela forma, que estava sob juramento para falar a verdade como testemunha na comissão.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) chamou de falta de respeito a resposta.

O ex-secretário de Comunicação, então, pediu perdão, mas Calheiros o rebateu. "Não precisa pedir perdão, basta responder", reforçou o relator da CPI.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.