Dia do Servidor Público

Governo de MG altera data do feriado e dá miniférias a servidores

Determinação garantirá três dias de ponto facultativo ao funcionalismo

Qui, 26/10/17 - 17h49

O serviço público do Estado ficará comprometido na próxima semana em função de “miniférias” coletivas dadas pelo governo aos servidores. O secretário de Governo, Odair Cunha, transferiu para quarta-feira, 1º de novembro, o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro em todo o país.

Neste ano, a data cai no próximo sábado. Publicada no “Minas Gerais”, na edição de 5 de abril, a determinação garantirá três dias de ponto facultativo (quarta, quinta e sexta-feira) ao funcionalismo. Em nota, Cunha justificou que a medida visa a otimização dos serviços públicos e, principalmente, a valorização do servidor mineiro.

A praxe nos governos e órgãos públicos brasileiros é transferir o Dia do Servidor para uma segunda ou sexta-feira. Foi assim que decidiram a Prefeitura de Belo Horizonte e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que passaram o feriado do servidor para sexta-feira, 3 de novembro, de forma que os trabalhadores municipais emendem com o Dia de Finados, na quinta-feira. Também por meio de uma portaria, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram transferir o feriado que cai no sábado, dia em que não há expediente para seus servidores, para a sexta-feira, dia 3 de novembro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.