RACIONAMENTO

Governo dever pedir que se economize energia, diz FHC

"Quando foi feito o racionamento, no meu governo, a população atendeu. O que custa pedir que todo mundo economize agora?", disse o ex-presidente

Seg, 24/03/14 - 13h33

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu, nesta segunda-feira (24), que, diante dos baixos níveis de água nos reservatórios e da possibilidade de falta de energia, o governo faça um apelo à população para que economize eletricidade.

"Quando foi feito o racionamento, no meu governo, a população atendeu. O que custa pedir que todo mundo economize agora?", disse Fernando Henrique em entrevista depois de proferir aula inaugural de sociologia na PUC-Rio. Fernando Henrique lembrou o racionamento ocorrido durante o governo: "Levei muito pau por causa do apagão, mas naquele tempo não tinha rede interligada nem termelétrica".

O ex-presidente tucano voltou a explicar por que mudou de ideia e passou a defender uma CPI para investigar contratos da Petrobras. "Pensei que fosse mais simples e é mais complexo. Não acho que qualquer CPI seja para partidarizar", afirmou.

Questionado sobre se a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras, põe em xeque a imagem da presidente Dilma Rousseff como gestora, Fernando Henrique respondeu: "O PAC já basta para arranhar a imagem da presidente como gestora".

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Agência Estado