Evento na terça

Governo e base negam Danilo

A gestão atual e o Bloco Sou Minas Gerais divulgaram nota contestando a participação do tucano nas tratativas para o encontro

Qui, 20/06/19 - 03h00
Executivo e deputados negam qualquer articulação com Danilo | Foto: Douglas Magno - 11.12.2018

Após a coluna Aparte noticiar nesta quarta-feira (19) que o governador Romeu Zema participou de um encontro organizado pelo ex-secretário de governo Danilo de Castro, antigo articulador político de Aécio Neves (PSDB), tanto a gestão atual como o Bloco Sou Minas Gerais divulgaram nota contestando a participação do tucano nas tratativas para o evento. Veja a íntegra da nota do governo:

“A assessoria de imprensa do governador esclarece que Romeu Zema participou, na noite de ontem, de um encontro de confraternização com parlamentares da base. O anfitrião do encontro foi o deputado Roberto Andrade. Periodicamente, o governador participará de confraternizações com os deputados. Diferentemente do informado pelo jornal O TEMPO, Danilo de Castro não teve qualquer participação no evento, aliás, o governador não tem nenhum relacionamento com essa pessoa. O governo lamenta a divulgação de informações sem a devida checagem, sem autores e sem ouvir o outro lado, como preza o bom jornalismo”.

Leia a íntegra da nota do Bloco Sou Minas Gerais:

“Lamentável a tentativa desesperada do jornal O TEMPO de transformar um encontro, entre o governador e sua base, num evento com viés político-partidário. É mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretário Danilo de Castro tenha participado do encontro dos deputados do Bloco Sou Minas Gerais. E pior: mais mentiroso e irresponsável ainda é afirmar que o ex-secretário foi quem promoveu e organizou o evento. Mentira! Nosso bloco se reuniu informal e apartidariamente em uma confraternização para a qual o governador também foi convidado. Essa informação foi inclusive passada por vários de nossos colegas de bloco em entrevista e conversas por telefone com jornalistas do referido jornal e também ao repórter que assina a matéria. Ainda assim, o jornal optou por usar “fontes não reveladas” e divulgar uma versão inverídica, sem qualquer fato que a comprove, ignorando completamente a informação correta. Também é mentirosa a informação de que o objetivo do evento era tratar pautas de interesse do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Assim como todo e qualquer encontro de agentes públicos, o tema ‘política’ acaba fazendo parte das rodas de conversas, mas não foi este o objeto do nosso encontro. Em razão disso e, conforme prevê o artigo n 2 da Lei 3.188, que disciplina o exercício do direito de resposta em veículos de comunicação, exigimos retificação proporcional ao agravo”.

Ao contrário do que dizem tanto o governo quanto o bloco governista, a reportagem checou a informação e obteve a confirmação da articulação de Danilo de Castro por mais de uma fonte em diversos níveis e locais. Também ao contrário do que fazem transparecer as notas, o jornal nunca afirmou que Danilo participou da reunião que ajudou a organizar. Por isso, reitera o que foi publicado. O jornal O TEMPO reafirma sua disposição em fazer o bom jornalismo como amplamente reconhecido.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.