Nos EUA

Bolsonaro diz que investigação sobre desaparecimentos na Amazônia está avançada

Presidente afirmou, porém, que velocidade do caso não é dada por ele

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 11 de junho de 2022 | 19:10
 
 
Bolsonaro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado (11) em Orlando, nos Estados Unidos, que as investigações sobre o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira estão 'bastante avançadas' mas que não é ele quem dá a velocidade para a apuração. As declarações foram dadas a jornalistas ao deixar o hotel na cidade norte-americana.

"Sobre os dois desaparecidos, está bastante avançada a investigação. Muitos indícios que talvez conduzam ao que aconteceu com cidadãos do Reino Unido e do Brasil", disse Bolsonaro, completando: "Mas a velocidade quem dá não sou eu".

Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira estão sumidos há seis dias e o Brasil enfrenta forte pressão internacional para intensificar a busca por eles. A Polícia Federal negou neste sábado (11) que corpos tenham sido encontrados.

Na sexta, Bolsonaro já havia dito que a busca pelos dois era 'incansável'. Neste sábado (11), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) anunciou a adoção de medidas cautelares para que o Brasil aumente os esforços na procura pela dupla, que subiu no domingo passado (5). Esta é a primeira decisão internacional sobre o caso.  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.