Parceria

Comandante da FAB oferece base para operações da SpaceX, de Elon Musk

Baptista Junior ressaltou que o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, está pronto para receber veículos lançadores de empresas comerciais, como a SpaceX, do bilionário sul-africano

Seg, 23/05/22 - 09h47
Comandante da FAB em encontro com Elon Musk: FAB destaca que a SpaceX, líder no mercado global de lançamentos comerciais, pode se tornar uma empresa parceira nas operações de lançamento de veículos espaciais a partir do território brasileiro | Foto: Divulgação/FAB

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Carlos de Almeida Baptista Junior, ofereceu a Elon Musk o Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, para possíveis missões da empresa SpaceX, do bilionário sul-africano.

A oferta foi feita no encontro de Musk com empresários brasileiros, militares e integrantes do governo federal, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL), na última sexta-feira (20).

A assessoria da FAB diz que, na oportunidade, Baptista Junior ressaltou que o Centro Espacial de Alcântara está pronto para receber veículos lançadores de empresas comerciais, como a SpaceX.

Ainda segundo a Força Aérea, o militar também explicou as vantagens associadas à operação do CEA, “como a proximidade do mar, a localização de aproximadamente 2º18’ ao sul da Linha do Equador, o que possibilita lançamentos em órbitas polares e equatoriais; baixa densidade demográfica; ausência de incidência de terremotos e furacões; baixa densidade de tráfego aéreo e marítimo; e localidade ideal para lançamentos sob demanda (responsive launches)”.

Desenvolvimentos de satélites de sensoriamento remoto

Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de uma parceria para o desenvolvimento e operação de satélites de sensoriamento remoto de baixa órbita, a fim de apoiar as operações de proteção da Amazônia brasileira.

De acordo com o comandante da Aeronáutica, a SpaceX poderia "contribuir para a preservação do meio ambiente, investir em créditos de carbono e ajudar a proteger as comunidades nativas brasileiras".

“Além disso, as operações de lançamento poderiam ser realizadas a partir do território brasileiro”, acrescentou.

Parceira nas operações de lançamento de veículos espaciais

A FAB destaca que a SpaceX, líder no mercado global de lançamentos comerciais, pode se tornar uma empresa parceira nas operações de lançamento de veículos espaciais a partir do território brasileiro. 

“A empresa (SpaceX) também foi selecionada para enviar ao espaço os satélites de sensoriamento Lessonia, que serão operados pela Força Aérea Brasileira”, diz nota da FAB.

Outra área de interesse da FAB, destaca a nota, é a instalação de um sistema de monitoramento espacial, “a fim de melhorar a segurança das operações de satélites”. 

Trata-se de uma rede de sensores, operada pela FAB, para o monitoramento, a partir do hemisfério Sul, da frota de satélites do governo brasileiro, bem como da frota de satélites da empresa SpaceX.

Segundo Baptista Junior, estes dados de monitoramento dos satélites comerciais seriam compartilhados com a comunidade internacional, seguindo os protocolos da ONU sobre o uso do espaço exterior, colaborando com a conscientização global da situação espacial.

“O Brasil gostaria de estabelecer uma parceria para o desenvolvimento tecnológico de veículos lançadores. A Força Aérea Brasileira possui um Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para intercâmbio tecnológico. Seria muito oportuna uma parceria para o desenvolvimento e operação de uma constelação de satélites de sensoriamento remoto de órbita baixa, a fim de apoiar as operações de proteção da Amazônia brasileira”, explicou o oficial-general.

O  Ministério da Defesa concedeu a Elon Musk a medalha de Ordem ao Mérito.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.


 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.