Segurança

Força Nacional fará segurança no dia do concurso unificado em cinco Estados

O Ministério da Justiça autorizou o deslocamento de agentes para cinco Estado especificamente em função do concurso; terra indígena também será atendida em apoio à Funai

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 22 de abril de 2024 | 10:54
 
 
Força Nacional de Segurança Pública Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Força Nacional irá auxiliar a segurança no dia de realização do concurso público unificado, o "Enem dos concursos", em cidades específicas de cinco Estados do país. As provas serão realizadas em 5 de maio. A autorização foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.

Os agentes atuarão em Alta Floresta, em Mato Grosso; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção, no Pará; Cruzeiro do Sul, no Acre; e Rorainópolis, em Roraima.

A autorização foi concedida em apoio direto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que coordena a realização do concurso. Os homens da Força Nacional ficarão nas cidades entre 3 e 6 de maio. 

A operação será focada na preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio. A atuação desses agentes será feita em articulação com os órgãos de segurança pública estaduais.

As provas do concurso unificado serão aplicadas em 5 de maio 228 municípios, em todo o país. Ao todo, foram confirmadas 2,14 milhões de inscrições, sendo 57,3% são da faixa de renda de até R$ 4.236, ou seja, três salários mínimos. No recorte por gênero, a maioria, ou 56%, é composta por mulheres.

Além do apoio pela realização do concurso, Lewandowski autorizou que agentes da Força Nacional sejam deslocados para a terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. Os homens ficarão na área por 90 dias em apoio direto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O auxílio será nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio, em operação também articulada com os órgãos locais.