Errata do ministro

Guedes tenta corrigir fala sobre iPhones: 'Cada brasileiro tem dois celulares'

Ministro da Economia diz que deu 'escorregada' e tenta se retratar sobre fala da semana passada, porém reitera que cada brasileiro possui dois smartphones

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 15 de março de 2022 | 17:33
 
 
Guedes propôs 'auxílio-emprego' Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Diante da má repercussão, o ministro da Economia Paulo Guedes tentou se retratar sobre fala impopular da última sexta-feira (11), quando disse que "tem mais iPhone do que população no Brasil"

Ao final de uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (15), o ministro, no entanto, reiterou que "cada brasileiro possui dois celulares". 

“Da última vez eu dei uma escorregada. Eu quis falar o seguinte: Cada brasileiro tem dois dispositivos digitais, tem dois celulares, pode ter até dois celulares, aí saiu iPhone. Sem querer, em vez de falar celular, saiu iPhone”, declarou o ministro.

Em nenhum momento, no entanto, Guedes citou qualquer estudo ou levantamento estatístico que fundamente a declaração de que os brasileiros possuem essa quantidade de celulares.

Ele também se adiantou sobre possível má interpretação sobre uma fala em seu discurso no Planalto, na solenidade voltada para o agronegócio, quando se referiu a uma "segunda guerra mundial" ao citar os impactos da guerra na Ucrânia sobre o Brasil.

"Então só para esclarecer para vocês [jornalistas], não estou falando de segunda guerra mundial, nada disso. Falei que uma guerra foi essa pandemia, uma guerra sanitária mundial, e agora tem uma segunda, que é a Ucrânia com a Rússia. Isso subiu os [preços dos] combustíveis, subiu os fertilizantes e isso nos atinge. Eu quis dizer que se houver essa guerra do petróleo, dos grãos, nós vamos estar preparados para reagir", finalizou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.