ASSEMBLEIA GERAL

Indicados do governo são aprovados para o Conselho da Petrobras

Dois dos aprovados nesta sexta haviam sido vetados pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, por ocuparem cargos no governo Bolsonaro

Sex, 19/08/22 - 16h50
A Petrobras teve lucro líquido de R$ 124,6 bilhões em 2023 | Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Assembleia Geral de Acionistas da Petrobras aprovou os nomes de oito novos membros indicados para o Conselho de Administração da empresa, em reunião na sede da estatal, no Rio de Janeiro, nesta nesta sexta-feira (19).

Entre os aprovados, seis foram indicados pelo Governo Federal, que é o acionista majoritário da empresa, e vão integrar o Conselho de Administração. Um deles é o presidente da Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade, que já vinha exercendo o cargo, além do presidente do Conselho de Administração, Gileno Gurjão Barreto.

Outros dois aprovados foram indicações de acionistas minoritários da estatal, que têm direito a quatro nomes no total. O Conselho da Petrobras tem 11 componentes, um dos quais é indicado pelos funcionários da empresa - no caso, Rosangela Buzanelli Torres, indicada pelos trabalhadores.

Dois dos aprovados nesta sexta haviam sido vetados pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras. São eles o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano. 

Ambos foram indicados pelo governo federal e foram rejeitados pelo comitê devido a um suposto conflito de interesses por fazerem parte do governo Jair Bolsonaro e ocuparem cargos-chave em dois ministérios.

Confira a lista dos oito aprovados pela Assembleia Geral:

Caio Mario Paes de Andrade

Gileno Gurjão Barreto 

Ricardo Soriano de Alencar

Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro 

Marcelo Gasparino da Silva

José João Abdalla Filho

Edison Antonio Costa Britto Garcia

Ieda Aparecida de Moura Cagni

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.