O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva assistirá ao jogo entre Brasil e Sérvia, pela Copa do Mundo de 2022, em sua casa, em São Paulo. Ele estará ao lado da esposa, Janja da Silva.
O petista tomou a decisão após um trabalho da equipe de transição de governo para convencê-lo a permanecer na capital paulista. A previsão inicial era de que ele fosse a Brasília na terça-feira (22), viagem adiada devido à laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. Trata-se da retirada de uma lesão ou uma placa que pode ter característica maligna. Agora, a orientação é que ele poupe ao máximo a voz.
Segundo membros da transição, se dependesse apenas da vontade do presidente eleito, ele já estaria na capital federal.
Já em Brasília, membros da cúpula da transição assistirão ao jogo juntos, em um auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Entre eles, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e a presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann.
Além de ser fã de futebol, Lula quer desvincular as cores verde e amarela do presidente Jair Bolsonaro (PL). O atual mandatário se apropriou dos tons durante seu governo e sua campanha eleitoral. Lula já afirmou que irá vestir uma camisa verde e amarela estampada com o número 13, que representa o PT, para assistir aos jogos da Copa.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes