COLEGIADO

Lula retira três indicados de Bolsonaro da Comissão de Ética Pública

Colegiado atua como instância consultiva do presidente e de ministros para analisar a conduta ética do alto escalão do governo

Por Manuel Marçal
Publicado em 07 de fevereiro de 2023 | 08:57
 
 
O então presidente da República, Jair Bolsonaro, reunido com os integrantes da Comissão de Ética Pública Foto: Créditos: Presidência da República (09.12.2020)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retirou três indicados do ex-mandatário Jair Bolsonaro da Comissão de Ética da Pública da Presidência. A “dispensa” foi publicada na edição desta terça-feira (7) do Diário Oficial da União (D.O.U).  

A Comissão de Ética da Pública é composta por sete integrantes. Até a data de hoje, todos os nomeados tinham sido indicados por Bolsonaro.

Foram dispensados: Célio Faria Júnior, ex-ministro da Secretaria de Governo; João Henrique Nascimento de Freitas, ex-assessor especial da Presidência; Fábio Prieto de Souza, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e atual secretário de Justiça de São Paulo. 

Foram nomeados: Bruno Espiñeira Lemos, advogado que integrou o grupo de “Transparência, Integridade e Controle” durante a transição de governo; Kenarik Boujikian, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo; Manoel Caetano Ferreira Filho, jurista e procurador aposentado do estado do Paraná. 

Outros quatro indicados por Bolsonaro ainda integram o colegiado: Edson Leonardo Dalescio Tales Sá, atual presidente do colegiado; Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega; Francisco Bruno Neto; Edvaldo Nilo de Almeida. 

Criada em 1999, o colegiado atua como instância consultiva do presidente e de ministros para analisar a conduta ética de servidores do alto escalão do governo.

Os integrantes são indicados pelo presidente da República e devem ter  “idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública”. Os integrantes não recebem remuneração.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.