Ataque

Ministério da Saúde informa ter recuperado dados após sequestro por hackers

Segundo a pasta, não houve perda de informações e o trabalho agora é para restabelecer sistemas de emissão dos certificados de vacinação contra Covid-19

Dom, 12/12/21 - 12h26

O Ministério da Saúde informou, neste domingo (12), que finalizou o processo para recuperar os registros da vacinação contra a Covid-19 sequestrados por hackers. Segundo nota divulgada à imprensa, não houve perda das informações e todos os dados foram recuperados com sucesso.

A pasta disse ainda que, no momento, trabalha para restabelecer os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação o mais rápido possível, sem informar prazos.

Na tarde deste domingo, os dados sobre a imunização contra a infecção pelo coronavírus continuam indisponíveis no aplicativo ConecteSUS, usado para emitir o comprovante. Ao tentar acessar a plataforma, o usuário ainda encontra o aviso para aguardar até 10 dias para que as informações apareçam.

O ataque hacker aconteceu na madrugada de sexta-feira (10) e atingiu, além das plataformas ConecteSUS, o portal do Ministério da Saúde na internet. Ao tentar acessar o site, o usuário encontrava a seguinte mensagem: “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético e disse que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estavam em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem no site.

O portal sofreu um “ransomware”, ataque hacker caracterizado pela paralisação dos sistema seguido de um pedido de resgate para liberação. Diante da situação, empresas e agências atingidas devem tomar a difícil decisão sobre pagar ou não os hackers para remover a interrupção.

A nota deste domingo não informa, porém, de que forma foi feito o resgate das informações. A Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional entraram na investigação do ataque na sexta-feira.

O ocorrido também levou o Ministério da Saúde a adiar para o próximo sábado (18) a exigência de quarentena de cinco dias para os viajantes que chegam do exterior e não apresentam comprovante de vacinação contra a Covid-19.

A decisão, no entanto, foi derrubada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que determinou a obrigatoriedade da exigência do comprovante de vacinação nos aeroportos para quem chegar de voos internacionais.

A Suprema Corte deve notificar os órgãos envolvidos na segunda-feira (13) e a decisão individual de Barroso será analisada por todos os ministros, pelo plenário virtual, entre quarta (15) e quinta-feira (16).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.