ASSÉDIO

Nova presidente da Caixa afasta diretores ligados a Pedro Guimarães

Daniella Marques também disse que irá contratar uma empresa independente para auxiliar nas investigações

Por Levy Guimarães
Publicado em 04 de julho de 2022 | 16:25
 
 
Daniella Marques Consentino foi oficializada na presidência da Caixa Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, disse nesta segunda-feira (4) que já afastou seis pessoas ligadas ao ex-presidente do banco, Pedro Guimarães. Sem citar nomes, ela confirmou o afastamento do chefe de gabinete e de cinco consultores estratégicos.

Guimarães deixou o comando da estatal na semana passada, após dezenas de relatos, por parte de funcionárias, de assédio sexual e moral.

Em entrevista à Globonews, Daniella Marques prometeu conduzir a apuração com “rigor e responsabilidade” e disse que não vai “perseguir nem proteger ninguém”. Ela também afirmou não conhecer as pessoas afastadas.

Marques ainda anunciou três novos nomes de sua gestão. Alexandre Mota, que estava na Empresa Gestora de Ativos (Emgea), cuidará dos setores de crédito e atacado; Danielle Calazans, que trabalhou com ela no Ministério da Economia, ficará responsável pela gestão de pessoas; e Carolina Bussato, irá cuidar dos canais de promoção, progressão e empreendedorismo de mulheres.

Ainda segundo a nova presidente, o banco público irá contratar uma empresa independente para auxiliar nas investigações e abrir um canal de diálogo para funcionárias que queiram denunciar casos de assédio.

O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Já o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu processo para apurar a conduta de Pedro Guimarães e os mecanismos de combate ao assédio dentro da Caixa.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.