Governo federal

Queiroga testa negativo para Covid e pode voltar ao Brasil

Ministro está em Nova York, onde fez quarentena após ser diagnosticado com a doença após a Assembleia Geral da ONU

Dom, 03/10/21 - 17h05
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde | Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste domingo (3), por meio de suas redes sociais, que seu novo teste para a Covid-19 deu negativo. Ele está em Nova York, onde fez quarentena após participar a comitiva que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levou à Assembleia Geral das Nações Unidas nos Estados Unidos.

Queiroga testou positivo pela primeira vez no dia 21 de setembro, pouco tempo antes de embarcar de volta para o Brasil com a comitiva presidencial. Há dois dias, ele fez um novo teste para tentar voltar ao Brasil, mas o resultado foi positivo novamente. Além dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, e um diplomata do Itamaraty que não foi identificado também estavam na comitiva e se infectaram com o vírus. A filha e esposa do filho 03 de Bolsonaro também foram contaminadas. 

No caso de Queiroga, que foi diagnosticado antes de deixar os Estados Unidos, a quarentena foi necessária. Ele inclusive chegou a trocar de hotel no território norte-americano em razão dos altos custos de hospedagem. Agora, com o teste negativo, ele tentará embarcar de volta para o Brasil nos próximos dias. Enquanto esteve nos Estados Unidos, Queiroga viu a CPI da Covid-19 discutir a hipótese de convocá-lo na reta final dos trabalhos, que concluirá os depoimentos nesta semana. Contudo, a pressão para convocar o ministro arrefeceu nos últimos dias.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.