PASSAPORTE DA VACINA

Tarcísio é hostilizado por bolsonaristas ao defender vacinação de estrangeiros

Ministro da Infraestrutura, que Bolsonaro quer lançar ao governo de São Paulo em 2022, precisou se explicar nas redes sociais após declaração pró-vacina contra Covid-19

Seg, 29/11/21 - 11h10
Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas | Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, teve de se dedicar, neste domingo (28), a explicar aos apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro, seu posicionamento favorável à exigência de vacinação de estrangeiros. 

“A gente tem defendido a abertura – isso não só aqui no Brasil – para aquelas pessoas que estejam com a imunização completa com as vacinas reconhecidas pela OMS. Entendo que isso é importante para a economia de todos os países. Então, é a diminuição das restrições para quem está com a imunização completa e procedimentos mais rígidos do ponto de vista sanitários para aqueles que não têm a imunização completa”, declarou o ministro na manhã de domingo (28) em entrevista à imprensa.

Algumas horas depois, bolsonaristas, contrários a qualquer tipo de exigência de vacinação contra o coronavírus, criticaram o ministro em publicação irônica do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que agora é comentarista da Jovem Pan News.

Salles afirmou que convidará Freitas para São Paulo a fim de “conversar mais com as pessoas de bem, onde se valoriza a família, a seriedade e o trabalho!”.

O ministro da Infraestrutura é cogitado nas articulações de Bolsonaro com o PL, presidido por Valdemar Costa Neto, para ser lançado ao governo do estado em 2022. Outra possibilidade é que ele saia candidato ao Senado por Goiás ou Mato Grosso. 

Entre outras ofensas impublicáveis, Freitas foi chamado de nazista e segregacionista.

Até a manhã desta segunda-feira (29), a reportagem de O TEMPO contou mais de 40 respostas do ministro com a mesma mensagem: “Sou contra lockdown e obrigatoriedade de vacinação. Apenas defendi que melhor do que falar em fechamento de fronteiras, para voos internacionais, seria melhor cobrar a vacinação dos estrangeiros que chegam ao Brasil. Seria uma forma de manter os voos”. 

Confira abaixo as publicações hostis e reação do ministro no Twitter:

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.