Caso JBS

Gravador causou falha em áudio, mostra perícia contratada por jornal

Laudo do Instituto Brasileiro de Peritos mostra que cortes podem ter sido causados por aparelho

Por Da redação
Publicado em 23 de junho de 2017 | 19:39
 
 
Laudo de perícia contratada por jornal indica que cortes em gravação podem ter sido causados por gravador EVARISTO SA/AFP – 16.12.2016

O jornal Folha de São Paulo contratou uma perícia privada para analisar as frequentes interrupções na gravação da conversa entre o empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer. Laudo do Instituto Brasileiro de Peritos (IBP) indica que os cortes podem ter sido causados pelo próprio aparelho usado na captação do áudio.

O IBP afirmou que o equipamento usado por Joesley pode suspender a gravação em momentos em que não é registrado nenhum som para economizar bateria, o que dificultaria a identificação de cortes propositais. "Esse mecanismo certamente contribuiu para prejudicar a inteligibilidade de certas palavras, além da baixa qualidade técnica do equipamento utilizado e das condições de gravação", afirma o laudo preliminar.

Nesta sexta-feira foi confirmado que a Polícia Federal finalizou a perícia que foi feita no gravador. O laudo deve ser servir para a corporação concluir a investigação relacionada ao presidente da República.