Eleições 2022

Guilherme Boulos lança pré-candidatura a deputado federal por São Paulo

Coordenador do MST colocou como desafio eleger Lula como presidente da República e não economizou em críticas diretas a Bolsonaro

Por Lucyenne Landim
Publicado em 29 de maio de 2022 | 11:02
 
 
Guilherme Boulos será candidato a deputado federal por São Paulo Foto: Divulgação/PSOL

O PSOL lançou a pré-candidatura de Guilherme Boulos para concorrer a uma vaga de deputado federal por São Paulo nas eleições de outubro deste ano. O evento que oficializou a entrada dele na disputa foi feito no sábado (29), em São Paulo (SP).

Boulos, que inicialmente queria disputar o cargo de governador de São Paulo, desistiu do plano e decidiu pela vaga na Câmara dos Deputados por conta da aliança do PSOL com o PT, que terá Fernando Haddad como candidato ao governo paulista.

Em março deste ano, Boulos anunciou que a decisão de sair do projeto ao governo foi tomada após “muito diálogo” com o PSOL e em um gesto de generosidade por uma candidatura única de ideologia de esquerda ao Executivo de São Paulo.

O acordo, no entanto, envolve o apoio à candidatura de Boulos, que é coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), à prefeitura de São Paulo em 2024, em aliança já confirmada pelo pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

No discurso neste sábado, Boulos declarou que o desafio é eleger Lula como presidente da República e não economizou em críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O que está em jogo esse ano é muito grande. Nós não temos o direito de perder. De um lado está a democracia, a comida na mesa; do outro, a barbárie, o autoritarismo, o desastre e a miséria”, afirmou. “Temos de devolver Bolsonaro de volta para o porão do qual ele nunca devia ter saído. Temos de trabalhar para colocar Bolsonaro na cadeia pelos crimes que ele cometeu, junto com os filhos dele. Esse é o nosso dever histórico”, destacou Boulos.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.