Igor Eto

Juntos, vamos mais longe

Rede colaborativa dos Estados do Sul e do Sudeste

Por Igor Eto
Publicado em 21 de junho de 2023 | 07:00
 
 
Igor Eto Juntos vamos mais longejpg Foto: Ilustração/O Tempo

Minas Gerais está nos trilhos. Em amplo desenvolvimento e avançando cada vez mais, nosso Estado persegue uma rota de sustentabilidade financeira e de mais qualidade de vida para os mineiros, calçada sempre na boa gestão e nas inovações. Nesse contexto, o governo de Minas investiu na troca de experiências com outros Estados e criou uma vigorosa rede para troca de informações e experiências com reflexo direto no dia a dia da nossa gente.

Em 2019, nasceu, em Minas Gerais, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Uma iniciativa visionária do nosso governador Romeu Zema, que convidou os chefes do Executivo de outros seis Estados brasileiros para, juntos, pensarem em pautas estratégicas e colaborativas para o desenvolvimento das regiões.

Uma missão ousada, mas que, devido à forma articulada com que tem sido executada, tem gerado bons resultados, beneficiando a população. É importante ressaltar que as regiões Sul e Sudeste concentram, juntas, 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e contemplam mais de 50% dos habitantes do Brasil.

A reunião mais recente do Cosud foi realizada em Belo Horizonte, no início deste mês. Ela marcou o oitavo encontro do grupo e teve como tema central o que mais buscamos para o nosso Estado: “Geração de emprego e renda”. Além dos governadores, participaram da reunião secretários estaduais e técnicos dos sete Estados. Em grupos de trabalho, as equipes debateram a temática sob a perspectiva de diferentes áreas.

Foram dois dias discutindo maneiras de fazer mais pelo nosso povo: criando mais empregos e gerando renda, reduzindo a burocracia e incentivando o empreendedorismo, valorizando o campo e desenvolvendo novas ações para promover a saúde e a educação, entre outros.

No Cosud, pensamos em demandas regionais, que trarão resultados que servirão de exemplo para o todo o país. E que, acima de tudo, com a união de esforços, vai melhorar cada vez mais a vida do nosso povo.

No oitavo encontro, demos passos muito importantes. Os governadores assinaram um protocolo de intenções que permitiu a criação de projeto de lei com o objetivo de constituir e formalizar o consórcio. O documento foi entregue nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite.

Também foi redigida a Carta de Belo Horizonte – documento com compromissos firmados durante os dois dias de debates, assinado pelos sete chefes do Executivo das regiões Sul e Sudeste. Na carta, os governadores renovam e fortalecem o compromisso de atuação conjunta e cooperativa, em defesa da liberdade, da geração de emprego e renda, além da responsabilidade fiscal. 

No encontro, o governador Romeu Zema utilizou uma frase com a qual me identifiquei muito. “Sozinhos, vamos mais rápido, porém, juntos, vamos mais longe”. É nisso que acredito e é assim que trabalho. De forma integrada e pensando sempre no bem do povo mineiro.

É assim que vamos avançar. Juntos, não só com os outros Estados, mas também trabalhando lado a lado com os parlamentares mineiros e nossos prefeitos. Juntos, somos mais fortes. Juntos, temos mais recursos, mais ideias e mais capacidade de entrega. 

Igor Eto é secretário de Estado de Governo