Igor Eto

Mais empregos, mais histórias

Ambiente de negócios favorável cria 500 mil vagas

Por Igor Eto
Publicado em 03 de agosto de 2022 | 03:00
 
 

Eu já disse por aqui e vou repetir: a geração de empregos é o melhor programa social que existe. É por meio do trabalho que pais e mães conseguem colocar comida na mesa e melhorar a vida de gerações. É com o trabalho que realizamos sonhos e conquistamos condições para dar mais dignidade a quem está ao nosso redor. 

Comprar alimentos deveria ser condição básica para qualquer pessoa. Entretanto, quando o governador Romeu Zema assumiu, em 2019, o desemprego estava ainda mais alto, reflexo de negligências gerenciais no Estado, impossibilitando que os mineiros conseguissem colocar o básico no carrinho de compras. A situação ainda é difícil, mas, com a casa em ordem, foi possível atrair empresas e gerar empregos, mudando o cenário para melhor. 

Com políticas públicas que reduzem a burocracia e descomplicam a vida de quem gera emprego e renda, ao longo desta gestão Minas Gerais garantiu a atração recorde de investimento de R$ 236,8 bilhões. Isso significa que empresas interessadas em iniciar ou ampliar a atuação em Minas nunca investiram tanto aqui. Significa que, mesmo atravessando um período difícil, com a economia drasticamente afetada pela pandemia e pelo descaso, elas confiam e acreditam no nosso povo, na nossa mão de obra e no nosso Estado. 

Uma das ações da atual gestão que devem ser comemoradas é o programa Minas Livre para Crescer, que garante simplificação de procedimentos e otimização da legislação, de forma a assegurar facilidades à livre iniciativa. Atualmente, 260 municípios já seguem as diretrizes da iniciativa. 

Em um ambiente de negócios mais favorável ao empresariado e ao empreendedorismo, a geração de empregos é reflexo direto. O apoio aos trabalhadores na busca de uma colocação digna e na garantia da autonomia de renda gera resultados positivos. Já são mais de 500 mil novas oportunidades. 

Uma delas contemplou a dona Marilene. Moradora de Araçuaí, ela, aos 52 anos, teve, pela primeira vez, a oportunidade de ter a carteira assinada. Antes, vivia do dinheiro da venda de material reciclado. A renda era insuficiente e incerta. Agora, ela sabe quanto vai receber no final do mês e compra o alimento que precisa. Assim como milhares de mineiros, hoje, dona Marilene consegue ver o fruto do seu trabalho. 

Histórias como esta reafirmam a minha confiança no trabalho como agente transformador da sociedade. E também reforçam a ideia de que o governo tem o dever de favorecer e facilitar o ambiente de negócios para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos. É um círculo virtuoso, que também passa pela formação da mão de obra. 

Por isso o governo de Minas criou o Trilhas de Futuro, que oferece a jovens e adultos, gratuitamente, cursos técnicos. Aos servidores da educação do Estado, são oferecidos cursos de pós, mestrado e até doutorado. 

Com o trabalho integrado e diálogo com os municípios e o Poder Legislativo, criamos uma Minas mais próspera. Uma Minas onde boa educação, saúde, segurança e desenvolvimento social fazem parte do dia a dia do nosso povo. Vamos em frente, juntos!

Igor Eto é secretário de Estado de Fazenda