Operação Zelotes

Jucá modificou norma  para favorecer Gerdau 

Dom, 26/06/16 - 03h00

Brasília. Um relatório da Polícia Federal (PF) no âmbito da operação Zelotes aponta que o senador Romero Jucá (PMDB-RR) alterou a Medida Provisória 627 de 2013 a mando do presidente do Conselho de Administração do grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johhanpeter.

A informação consta em reportagem de ontem do jornal “Folha de S. Paulo”. O texto, do qual Jucá era relator, trazia mudanças em regras de tributação de lucros de empresas no exterior. De acordo com a reportagem, o projeto foi aprovado com pelo menos uma alteração sugerida pela Gerdau.

Para a PF, o material “indica possíveis práticas de negociação ilegal de medidas provisórias (...), tendo como contraprestação doações eleitorais, com elementos que apontam para a participação de condutas (em tese, criminosas)”. Além de Jucá, o documento cita os deputados Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE).

A troca de e-mails que chamou a atenção dos investigadores começa no dia 27 de fevereiro de 2014, dois meses antes de a MP ser aprovada pelo Congresso.

Naquela data, o gabinete do senador envia a Jorge Gerdau uma mensagem com um trecho da MP. O executivo encaminha o e-mail ao seu consultor jurídico e recebe o que, segundo a PF, era a minuta da resposta endereçada a Jucá.

Nela, o assessor acrescenta um outro parágrafo e diz que o texto do parlamentar, como foi enviado, “não atende plenamente”, já que apenas uma das emendas de interesse do grupo havia sido incluída. A “Folha” confirmou que o parágrafo acrescido pelo jurista consta na versão final do texto da lei. Essa é a primeira vez que vem a público a participação direta de um senador nos fatos investigados pela Zelotes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.