Covid-19

Partido vai ao STF para exigir comprovante de vacinação de viajantes

Rede Sustentabilidade pede que o governo seja obrigado a adotar as recomendações da Anvisa sobre entrada no país

Seg, 29/11/21 - 21h21
Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: STF/Divulgação

O partido Rede Sustentabilidade entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para exigir o comprovante de vacinação ou a quarentena obrigatória de viajantes.

A legenda pede que o governo federal seja obrigado a adotar as medidas recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para entrada no país.

O partido critica o governo por não adotar a quarentena e diz que há omissão, já que desde o dia 12 de novembro a Anvisa orientou pela adoção do passaporte de vacina. Em nota técnica, a agência sugeriu que as restrições de mobilidade na fronteira sejam revistas considerando as novas variantes do coronavírus.

“Se o Governo Federal segue em sua linha de desacreditar a ciência e as medidas de combate ao coronavírus, é preciso que os demais Poderes da República tragam o trem de volta ao trilho, afirmando e reafirmando, na medida do necessário, que os direitos fundamentais devem ser levados a sério”, diz a legenda.

O processo será relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Recentemente, em outra ação, o ministro mandou suspender uma portaria do Ministério do Trabalho que proibia empresas de exigir o comprovante de vacina

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.