Articulação

Kalil afirma 'está no tabuleiro' do debate das eleições presidenciais

Prefeito reeleito por BH afirmou que Minas precisa ter papel importante na disputa pelo Palácio do Planalto

Qua, 02/12/20 - 12h23
Alexandre Kalil (PSD) foi entrevistado pela Globo News nesta quarta-feira | Foto: Globo News/Reprodução

O prefeito Alexandre Kalil (PSD), reeleito para administrar Belo Horizonte por mais quatro anos, não descartou nesta quarta-feira (2) que vá disputar a presidência da república no próximo pleito, em 2022. O nome dele ganhou holofote nacionalmente após conquistar 63,36% da preferência do eleitorado e sacramentar a permanência no cargo ainda no primeiro turno. Na última segunda-feira, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ele já havia admitido a hipótese.

Contudo, o chefe do executivo da capital mineira se classificou como "cachorro novo" na política e evitou comparações com outros nomes que estão debatendo o assunto. Ele não rejeitou, porém, participação ativa na eleição que vai definir o próximo presidente. Na manhã desta quarta-feira (2), Kalil participou do programa em Em Foco, da Globo News, e destacou que BH e Minas Gerais têm posições fundamentais nas eleições.

"Estamos no tabuleiro do jogo. E um tabuleiro importante que é o terceiro colégio eleitoral do Brasil. Eu estou no tabuleiro, mas não tenho essa ambição. Eu acho que participar de articulações, com o número (de votos) que eu tive em Belo Horizonte, eu acho que estou no jogo do tabuleiro", declarou.

"Agora eu não tenho a ambição de ser o candidato. Eu acho que Belo Horizonte e Minas Gerais merecem estar nesse jogo, simplesmente isso. Porque hoje não temos ninguém querendo participar desse jogo em um estado tão importante", prosseguiu.

Ao ser questionado sobre as chances eleitorais dos nomes de Ciro Gomes (PDT) ou Rodrigo Maia (DEM) em uma disputa pela presidência, Kalil desconversou. "Sou cachorro novo. Eu não tenho essa avaliação nacional ainda, não. (...) Do mesmo jeito que falei que não sou modesto, também não sou megalomaníaco", disse.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.