Ato político

Lula é homenageado por integrantes do Morhan em Betim

Ex-presidente visitou a Colônia Santa Isabel, um antigo centro de tratamento de hanseníase

Qua, 21/02/18 - 16h14
Lula visitou Betim nesta quarta-feira | Foto: Ronaldo Silveira/O Tempo

Logo após visitar o acampamento do Movimentos dos Sem-Terra (MST) Maria da Conceição, em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, na parte da manhã desta quarta-feira (21), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) seguiu direto para Betim.

Na Colônia Santa Isabel, Lula foi homenageado por integrantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e por beneficiários da Lei 11.520, que determinou a indenização das pessoas isoladas durante década pela política de segregação compulsória da hanseníase que perdurou no país até a década de 1980.

Durante a visita, ocorrida no Cine Teatro Glória, Lula falou sobre a importância dessa doença ser detectada assim que os primeiros sintomas aparecerem e ainda incitou os governantes e a população a trabalharem em prol das pessoas atingidas por hanseníase.

“É importante a gente dizer para o povo brasileiro que o Brasil ainda tem esse doença, mas que ela agora pode ser curada. Alguém que queira governar esse país tem que saber que esse país não é construído pelas pessoas que moram nos apartamentos chiques. Esse país não pode ser governado para as pessoas que moram nas mansões. Esse país tem que ser governado a partir das pessoas mais humildes, das pessoas que compõem a sociedade brasileira e que sofrem como esses companheiros e essas companheiras, que sofrem espalhados pelo Brasil, sem serem reconhecidos pelas autoridades", comentou o ex-presidente.

"Por isso, eu tenho um profundo orgulho de ter tido contado com os hansenianos na primeira vez, em 1980. E vim aqui para que a gente assuma, companheiro Pimentel (Fernando Pimentel, governador de Minas), a responsabilidade de fazer campanha pela televisão, detectar os sinais e a gente curar (esse doença) logo no início, quando a pessoa não tem problema nenhum”, completou Lula.

Na programação do ato político em Minas, ainda está prevista uma cerimônia de comemoração dos 38 anos do PT, que servirá de palanque para o pré-lançamento da campanha de Lulu à Presidência. O evento começará a partir das 18h, no Expominas, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.