Agenda oficial

Lula vai estar na Grande BH na próxima semana

Petista é esperado para inauguração de fábrica de insulina em Nova Lima

Por Hermano Chiodi e Letícia Fontes
Publicado em 19 de abril de 2024 | 19:44
 
 
O presidente Lula passou por dois procedimentos cirúrgicos no Hospital Sírio-Libanês, em Brasílias (DF) Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) estará em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na próxima sexta-feira (26). Ele vai participar da inauguração de uma fábrica de insulina, utilizada para o tratamento do diabetes tipo 1. A informação foi confirmada pela assessoria do governo.

A previsão é que o presidente faça uma visita rápida e retorne para Brasília logo após a cerimônia, semelhante ao roteiro que foi cumprido por Lula na inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre, cidade no Alto Paranaíba.

Não há, por enquanto, previsão de outras agendas ou encontros reservados com autoridades mineiras. Contudo, petistas mineiros dizem que ainda buscam formas para ampliar a passagem de Lula pela região.

A fábrica que será inaugurada com a presença de Lula é vinculada à empresa de biotecnologia Biomm, que tem entre os membros do  Conselho Administrativo, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que ocupou diversos cargos nas administrações petistas, inclusive o cargo de Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República durante o primeiro governo Lula. 

Lula em Minas

Esta será a terceira visita de Lula a Minas Gerais desde que ele retornou à cadeira de presidente, em janeiro de 2023. Durante seu primeiro ano de governo, o petista não pisou em solo mineiro, mas, em 2024, o presidente decidiu iniciar suas vindas ao Estado.

Lula esteve em Belo Horizonte no início de fevereiro, e retornou, em março, para inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre, município do Alto Paranaíba. A passagem de Lula pela capital mineira foi a única que ganhou aspectos políticos.

O presidente fez um encontro com autoridades e apoiadores no Minascentro. Na cerimônia, que contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), Lula fez promessas de investimentos para o Anel Rodoviário de Belo Horizonte e o leilão da BR-381.