ELEIÇÕES 2022

Lula vai participar de ato em defesa do SUS em São Paulo na sexta-feira

Ato foi sugerido pelo ex-presidente em janeiro deste ano e foi marcado para sexta-feira (5) por ser o Dia Nacional da Saúde

Qua, 03/08/22 - 17h34
Ex-presidente Lula (PT) vai participar de ato em defesa do SUS na sexta-feira (5) em São Paulo | Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai marcar presença em um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo, na sexta-feira (5), em alusão ao Dia Nacional da Saúde.

O ato é organizado pela Frente Pela Vida, que reúne, entre outras entidades, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Essa frente foi criada em 2020 tendo em vista o combate à pandemia do coronavírus.

O evento político com Lula será feito na Casa de Portugal, localizada no bairro da Liberdade, a partir das 11h. A expectativa é que Lula apresente propostas para a saúde, sem dispensar críticas e ataques ao adversário, presidente Jair Bolsonaro (PL), pela condução do combate à Covid-19.

Pelas redes sociais, nesta quarta-feira (3), Lula deu o tom do discurso no ato: "O SUS sempre foi muito atacado, principalmente pela iniciativa privada. Na pandemia, se não fosse o SUS, teríamos mais de um milhão de mortes no país. Mas ainda precisamos melhorar a saúde, porque eles desmontaram programas como o Farmácia Popular, e nós vamos recuperar isso".

Veja abaixo a publicação de Lula:

Segundo informações do PT, foi o ex-presidente quem sugeriu a organização do ato, em janeiro deste ano, durante uma reunião com ex-ministros da Saúde, entre eles o senador Humberto Costa (PT), Arthur Chioro e Alexandre Padilha. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.