Pesquisa

Maioria dos mineiros defende idade mínima para se aposentar

Para 39,5% dos entrevistados, idade deve ser a mesma para homens e mulheres

Seg, 03/09/18 - 03h00
Psicólogo Carlos Magalhães quer uma distribuição correta dos valores da Previdência Social | Foto: Leo Fontes

As questões de gênero, de idade e de tempo de serviço também entram na pauta de discussão referente à reforma da Previdência e dividem a população. De acordo com a pesquisa Minas no Brasil de 2018, realizada pelo instituto Mercadológica, em parceria com o jornal O TEMPO, 39,5% dos entrevistados concordam que deve haver uma idade mínima para se aposentar, além do tempo de contribuição, desde que seja a mesma idade para homens e mulheres. Já 29% também concordam com a idade mínima, mas defendem que haja a adoção de idades diferentes entre homens e mulheres. Já os que defendem que não haja a adoção de idade mínima chegam aos 28,5% dos entrevistados.

O produtor rural Wellison Abrantes, 36, defende a diferença na idade entre os homens e as mulheres. “A gente sabe que, na sociedade atual, as mulheres, além do trabalho, desenvolvem outras funções, como cuidar da casa, dos filhos. E com essa dupla jornada desgastante, é justo que as mulheres se aposentem mais cedo”, defende Abrantes.

O mesmo ponto de vista é defendido pela psicóloga Lourdes Camargo. “É inegável que há um recorte de gênero, de classe social em todas essas reformas. A mulher possui um papel que se torna invisível, que é essa dupla jornada, de ter que trabalhar e ainda cuidar da casa, dos filhos. E até mesmo as donas de casa, que são sempre esquecidas, precisam ser protegidas pelas políticas públicas do país”, explicou Lourdes Camargo.

Já o médico Marco Antônio Félix Matheus, 60, defende que, pela pauta da igualdade, deveria ser equivalente, mas que não se pode negar que ainda há diferenças estruturais que impedem essa igualdade. “O país ainda é muito desigual para homens e mulheres. É preciso trabalhar para que essa igualdade de gênero seja garantida. A mulher necessita, atualmente, de mais proteção”, explanou Matheus.

Com quantos anos? A pesquisa Minas no Brasil de 2018 também abarcou os seguintes questionamentos: qual a idade mínima para homens poderem se aposentar? E qual a idade para mulheres? A maioria, 53,1% dos entrevistados, responderam que a idade mínima para as mulheres se aposentarem seria entre 46 e 55 anos, sendo apurada a média geral de 54,9 anos nas respostas.

Quando a pergunta se referiu a uma proposta de idade mínima para homens, 60,2% dos entrevistado defendem como ideal de 56 a 65 anos para a aposentadoria dos homens, sendo apurada a média geral de 58,4 anos nas respostas. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.