RESIDÊNCIA OFICIAL

Manifestantes esvaziam o Alvorada com medo de serem presos pela PF

Segundo a reportagem ouviu dos próprios manifestantes, muitos estão no QG do Exército ou já voltaram para suas casas

Sex, 16/12/22 - 19h34

Com medo de serem presos por uma suposta perseguição da Polícia Federal (PF), apoiadores de Jair Bolsonaro - e que não aceitam o resultado das eleições - esvaziaram a área de estacionamento e espelho d'água do Palácio do Alvorada. O local é um dos cartões-postais da capital federal.  

Segundo a reportagem ouviu dos próprios manifestantes, muitos estão no QG do Exército ou já voltaram para suas casas. "No QG, eles não podem nos prender, porque é uma área militar. Aqui é uma área civil", afirma uma manifestante em referência ao Alvorada. "Então, a Polícia Federal pode vir aqui disfarçada, à paisana, e prender um de nós", pontua a mulher vestida com camisa amarela e com estampa do presidente. 

Outra apoiadora completa o raciocínio da colega. "O Alexandre de Moraes [ministro do Supremo Tribunal Federal] disse que tem muita gente para prender ainda, né? Então, não sabemos o que pode acontecer". 

Durante vários dias, apoiadores do presidente se concentraram no Alvorada à espera de alguma fala ou pronunciamento dele. Desde a sua derrota nas urnas, Bolsonaro tem ficado recluso na residência oficial, sem dar declarações e entrevistas à imprensa.  

Bolsonaro chegou falar algumas vezes, e até mesmo chorar, diante de centenas de apoiadores no gramado da residência oficial. Segundo funcionários que trabalham no Alvorada, os manifestantes 'esvaziaram' o local entre terça e quarta-feira.  

A área vazia contrasta com as dezenas de sacos de lixo que ainda não foram recolhidos.  Alguns apoiadores confirmam o período e disseram que circulou nas redes sociais informações que a PF prenderia mais pessoas. 

Na última quinta-feira (15), a PF cumpriu 103 mandados de busca e apreensão, além de prender quatro pessoas. A operação ocorreu em oito estados e no Distrito Federal. As ações foram realizadas por ordem de Moraes, com base na investigação sobre os bloqueios de rodovias e manifestações que contestaram o resultado das eleições presidenciais.  

Moraes também determinou quebras de sigilo bancário, apreensão de passaportes, suspensão de certificados de registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CACs), além do bloqueio de contas bancárias e da derrubada de 168 perfis em redes sociais de dezenas de pessoas acusadas de organizar e financiar atos contra o resultado das eleições ou com pedidos de intervenção. 

Na segunda-feira (12), manifestantes em Brasília tentaram invadir a sede da Policia Federal, depredaram uma delegacia e queimaram ônibus e carros no centro da capital federal. Ninguém foi preso naquele dia. Os atos de vandalismo ocorreram após a PF prender um indígena apoiador do presidente.  

Mudança do Alvorada e do Palácio do Planalto 

Desde ontem, vários veículos de imprensa flagraram caminhões de mudança saindo do Palácio do Alvorado e do Palácio do Planalto. Ambos os locais têm que estar desocupados para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que toma posse no dia primeiro de janeiro.  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.