Marcus Pestana

Marcus Pestana é secretário geral do PSDB e escreve aos sábados em O Tempo

Marcus Pestana

Liberdade: valor universal

Publicado em: Sáb, 09/11/19 - 03h00

“Renunciar à liberdade é renunciar à qualidade de homem, aos direitos da humanidade, e até aos próprios deveres. Não há recompensa possível para quem a tudo renuncia”. (J.J.Rousseau: “Do Contrato Social”).

Não há nada mais essencial na alma humana do que o sonho de liberdade. Liberdade tão ameaçada ao longo de toda a história. Ameaça ainda presente no mundo contemporâneo.

A democracia surgiu como construção política e tradução histórica desse valor universal e sem adjetivos. As instituições e as leis democráticas surgiram para limitar o poder absoluto de déspotas e monarcas, por mais esclarecidos fossem. A legitimidade do poder foi deslocada para a sociedade. Para dar curso ao controle social sobre o poder nasceram a Constituição, o Orçamento e a divisão dos Poderes entre os que fazem as leis, os que executam as leis e as ações de governo e os que julgam o cumprimento das leis. Abalar esses pilares é conspirar contra a liberdade.

Por isso, foi extremamente positiva a forte reação das instituições e da sociedade à estapafúrdia ideia de reedição de um novo AI-5. A leniência com ameaças de retrocesso é o caminho mais curto para o fim da democracia. AI-5 nunca mais!

A recente crise política e ética abalou a confiança da sociedade no sistema político. Um verdadeiro tsunami político vocalizou a insatisfação dos brasileiros. A Lava Jato pretendeu passar o Brasil a limpo, e o fez, ainda que, por vezes, cometendo abusos de autoridade e transgressões à ordem constitucional. Encarnou, no universo simbólico da população, a sede de justiça e o desejo de mudanças profundas. Mas não há outro caminho para a democracia que não a liberdade ampla e profunda, em todas as suas dimensões, o respeito à Constituição e às leis democráticas e às instituições republicanas.
O processo político brasileiro recente despertou a ira, a radicalização entre extremos e um espírito intolerante de que as coisas podem ser feitas de qualquer jeito e a qualquer preço. A gênese de um novo país não pode partir da destruição dos pilares da democracia.

Digo tudo isso a propósito da quase comoção pública e do debate passional que emergiram em torno da decisão do STF sobre a execução das sentenças já depois do julgamento em segunda instância. Há, inclusive, ameaças explícitas de retaliação ao Poder Judiciário se a decisão for neste ou naquele sentido.
Fora da letra da Constituição não há salvação para a democracia. Uma decisão arbitrária e casuística hoje contra um adversário pode permitir que o bumerangue se volte, no futuro, contra quem comemorou.

Como disse o ex-ministro do Supremo Eros Grau, o juiz não faz a Justiça e as leis, o juiz julga como escravo das leis. E adverte sobre nosso texto constitucional, que, em seu artigo 5º, inciso LVII, diz: “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Podemos mudar a Constituição e as leis, mas não agredi-las. Podemos modernizar o Poder Judiciário e rever nas leis a previsão de recursos para dar agilidade. Podemos mudar os prazos de prescrição de crimes. O que não podemos é atropelar a Constituição e as leis democráticas, ainda que em nome de sentimentos justos e legítimos. Seria a “lei da selva” e o fim da democracia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.