Não pode haver espaço para bandidos na política

A quebra de decoro não exige a prática de um crime

Seg, 01/07/19 - 03h00

Eu aceito que a política não é um espaço homogêneo e acredito que é parte saudável do processo democrático conviver com pessoas que pensem e trabalhem para implementar ideias distintas, a partir de conceitos muitas vezes contrários do que deveria ser perseguido pelo poder público na representação dos interesses do cidadão.

Essa pluralidade é necessária inclusive para a manutenção do ambiente crítico que garante a busca de soluções melhores para a alocação dos recursos públicos.

Não aceito, sob nenhuma hipótese, que isso possa significar abrir espaço para bandidos.
É por isso que, ao ser surpreendido com a decisão judicial que determinou o retorno de Wellington Magalhães para a Câmara Municipal, tive de adotar uma providência que tentei adiar ao máximo: apresentei pedido de cassação do vereador que, por inúmeras formas, afrontou as regras de decoro, expôs a Câmara a uma inaceitável situação de vexame e revelou o lado mais sujo da política municipal.

Evitei ao máximo essa decisão porque, ao entrar com o pedido na última sexta-feira, passei a ser impedido de votar pela cassação do vereador. Mas infelizmente a Câmara perdeu a oportunidade de cassá-lo no ano passado, quando votei a favor do relatório que indicava a quebra de decoro e a necessidade de cassação. Apesar de 23 votos favoráveis à cassação e nenhum contrário, 15 vereadores se abstiveram e um nem sequer votou, impedindo a medida justa e necessária de proteger a população de Belo Horizonte de ser representada por quem não tem condição ética de exercer um cargo público.

A denúncia que apresentei trata de cinco diferentes fatos que devem levar ao afastamento definitivo de Wellington Magalhães da Câmara, lembrando que a quebra de decoro não exige a prática de um crime, mas se caracteriza pela exposição negativa da Câmara ou o comportamento em desalinhamento com os padrões éticos esperados:

1. Uso de tornozeleira eletrônica: uma pessoa em quem a Justiça não confia para transitar sem monitoramento não tem condição moral de representar o cidadão de Belo Horizonte;
2. Prestação de informação falsa a autoridade pública: apesar de ter declarado à polícia que estava viajando, ao não ser encontrado quando emitida a ordem de condução coercitiva contra ele, está provado que ele ficou sabendo da ordem por vazamento interno e se escondeu para não ser recolhido;
3. Uso indevido da estrutura da Câmara: para aumentar seu gabinete e apropriar-se de espaço público, o vereador tomou a sala da procuradoria da Câmara e levou ao fechamento de um plenário;
4. Ameaças: sistematicamente, pessoas que de alguma forma se colocam no caminho do vereador foram e são ameaçadas para garantir cobertura a seus ilícitos, como ocorreu com os vereadores Gabriel e Henrique Braga, com a ex-chefe de Polícia, Andrea Vacchiano, e com o advogado Mariel Márley Marra;
5. Tráfico de influência: sistematicamente, as trocas de favores para atender a objetivos particulares vêm se repetindo, desde a mudança de pontos de ônibus em favor de um desembargador até a remoção da chefe da Polícia Civil para se proteger de investigações.
Cada uma dessas questões, aliás, é por si só suficiente para caracterizar a quebra de decoro e espero que, diante disso, os vereadores que se abstiveram na outra votação possam se redimir com a cidade de Belo Horizonte.
Nós não merecemos continuar a ser representados por uma pessoa sem nenhum caráter e eu não posso aceitar trabalhar ao lado dele sem tomar todas as providências ao meu alcance para impedir a sua permanência na Câmara.

(7) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Rodrigo silva 6:40 PM Jul 01, 2019
Sério mesmo? O que você está fazendo aí bandidao!
12
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 12:59 PM Jul 01, 2019
A permanência do Sr. Wellington Magalhães na Câmara na qualidade de representante do povo desta cidade, após o crime de corrupção passiva praticada por ele e comprovada, é uma afronta a cada um de nós. Mas, o grande errado talvez não seja ele e sim o sistema que permite tais excrescências. Por isso a classe politica está cada vez mais abominada pelo povo. O país está carente de uma reforma política, mas que não seja feita por políticos. Não se conserta galinheiro com trabalho de raposas.
0
Denunciar

Lucas 10:25 AM Jul 01, 2019
Pois é, mas seu partido é da base de apoio de bolsonaro. É o famoso "faça o que eu digo, não faça o que eu faço".
30
Denunciar

Allana Silva 9:54 AM Jul 01, 2019
Como é engraçado este vereador. Ele acha que a falta de moral só está com os outros e nunca com ele. Ajudou e trabalha para um o governo do Zé-Ema, governo esse que esta se saindo pior que os governos de PT e PSDB juntos e isto sim é que destrói uma sociedade e não essas picuinhas que você tem com ou com outro na Câmara e mesmo porque, bandido por bandido você está no mesmo balaio.
16
Denunciar

Antônio Jair 9:38 AM Jul 01, 2019
"NÃO FUI ELEITO PARA FAZER AMIGOS". (MATEUS SIMÕES). AINDA ESPERO QUE REALMENTE O VEREADOR CUMPRA O QUE ESCREVEU, ESCLARECENDO ADEQUADAMENTE O QUE INCOMPETENTE E DESQUALIFICADO PIMENTEL FEZ COM OS BILHÕES DOS IMPOSTOS. PRINCIPALMENTE O QUE ROMEU ZEMA FARÁ PARA RETIRAR MINAS GERAIS DO FUNDO DO POÇO DE LAMA FÉTIDA PETISTA, ONDE O LAMENTÁVEL EX-DESGOVERNADOR NOS DEIXOU. NÃO PRECISA FICAR AO LADO D VEREADORES PETRALHAS DA CÂMARA/ BH, PORQUE "DIGA-ME COM QUEM ANDAS, E TE DIREI QUEM TU ÉS." ENTENDIDO?
7
Denunciar

Antônio Jair 9:38 AM Jul 01, 2019
?Com máquina pública/dados em mãos, por que S/ AMIGO ZEMA ñ divulga minuciosamente o q TRÁGICO Pimentel fez c/ bilhões de reais MENSAIS d povo, já q ñ repassou às Prefeituras MILHÕES D REAIS a q tinham/têm direito (crime d apropriação indébita, passível d impeachment na época, abafado por deputados cordeirinhos), bem como tb ñ pagou 13º a servidores d Executivo (só d Executivo? Por quê?). POVO QUE EXPULSOU CORJA DO GOVERNO MERECE ESCLARECIMENTOS.22ª VEZ QUE PEÇO SUA EXPLANAÇÃO E ATÉ AGORA NADA.
6
Denunciar

Willer 7:36 AM Jul 01, 2019
Parabéns esse é o perfil desse mafioso que quer de todas as formas permanecer no poder com a conivência de uns covardes que abstiveram quando foi promulgada a primeira votação para cassação desse cara. Vamos ver agora se essa cambada cria vergonha na cara e honre e respeite a Câmara Municipal e os seus eleitores.
0
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Mateus Simões
Mateus Simões
Mateus Simões
Propostas para administração dos recursos dos cidadãos
Comissionados em estatais e autarquias chegam a duplicar