Votação

MDB terá candidatura própria ao governo de Minas, dizem deputados

Informação foi confirmada por deputados que participam da reunião da Executiva do partido nesta segunda-feira

Por Ana Luiza Faria
Publicado em 19 de fevereiro de 2018 | 12:19
 
 

O MDB mineiro chegou ao consenso de que terá uma candidatura própria ao governo de Minas Gerais nas eleições desse ano. A informação foi confirmada por alguns deputados que participaram da reunião da Executiva na manhã desta segunda-feira (19), na sede do partido em Belo Horizonte.

Segundo o deputado Fábio Ramalho, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes, aceitou a candidatura própria do partido e o presidente do MDB de Minas, Antônio Andrade, aceitou que as prévias ocorram no dia 1º de maio. Quem também confirmou as prévias do partido, mas sem falar sobre datas, foi o deputado federal Leonardo Quintão, que já colocou seu nome à disposição do partido para ser o candidato ao palácio Tiradentes. No entanto, a votação que definirá a data das prévias e se o MDB terá ou não candidatura continua acontecendo até 14h. Os 70 membros do diretório estadual do partido devem comparecer para votar.

Quem também esteve presente na sede do partido foi o deputado federal Rodrigo Pacheco, que já anunciou anteriormente que será candidato ao governo do Estado. De acordo com ele, é preciso aguardar o resultado da votação para saber qual será o rumo do MDB. Segundo Pacheco, não importa a decisão que seja tomada, o que interessa é que essa não seja uma estratégia para entregar o partido para o PT.

Ele ainda afirmou que é preciso tirar o PT do governo de Minas Gerais. Caso contrário, em quatro anos o Estado estará completamente falido. Sobre a decisão de sair do MDB, Pacheco disse que ainda não é o momento de tomar essa decisão. O deputado federal tem até o dia 6 de abril, que é a data final da janela partidária, para fazer a mudança.

Prévias

Sobre a janela eleitoral, o deputado federal e secretário executivo nacional, Mauro Lopes, afirmou que a realização das prévias no dia 1º de maio valorizará os membros autênticos do partido. Segundo ele, quem é MDB autêntico não se aproveita de janela eleitoral, pois não quer sair do partido. Além dos deputados Rodrigo Pacheco e Leonardo Quintão, Fábio Ramalho e Adalclever Lopes também colocaram seus nomes à disposição de uma possível candidatura ao governo do Estado. Apesar de não ter comparecido à sede do partido pela manhã, o empresário Josué Alencar, também teria se colocado à disposição do partido para a corrida eleitoral.