Dívida

Minas Gerais ainda deve salário a 8% dos servidores públicos

Previsto para ser depositado em 21 de setembro, o governo de Minas alegou fluxo de caixa insuficiente para quitar o pagamento de funcionários que recebem acima de R$ 3.000

Seg, 25/09/17 - 16h25

Cerca de 50 mil servidores públicos estaduais de Minas Gerais ainda não receberam a segunda parcela do salário referente a agosto. Previsto para ser depositado em 21 de setembro, o governo de Minas alegou fluxo de caixa insuficiente para quitar o pagamento de funcionários que recebem acima de R$ 3.000. É o caso da professora aposentada Maria Pereira de Amorim Vieira, 68, do município de Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço.

“É um absurdo e um desrespeito o que está acontecendo. Todos os meses é assim. Estou com as contas todas atrasadas, de luz, água. Não consegui este mês comprar meus remédios. Já procurei sindicato, Superintendência Regional de Educação e a única resposta que tenho é que o governo está sem dinheiro. É revoltante”, desabafou a servidora.

Também sem receber, a aposentada Ismar Silveira Pena, 95, ex-servidora da Secretaria de Fazenda, passa dificuldades, segundo contou o neto dela, Pedro Henrique da Silveira Pena Ribeiro, ambos moradores de Francisco Sá, no Norte de Minas. Portadora da doença de Alzheimer, a idosa depende do salário para comprar medicamentos e pagar as cuidadoras.

"Quero externar a minha indignação diante do descaso que o governo de Minas vem causando aos servidores do Estado, em especial aos aposentados. Minha avó é totalmente dependente de cuidados, com tratamento médico de alto custo, não tendo como cumprir compromissos, sem comprar as medicações e pagando altos juros no cheque especial", denunciou.

Há pouco, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) atualizou as informações sobre o pagamento. "Nesta segunda-feira (25), foi alcançado um índice de 92% de servidores do Executivo estadual a receberem as primeiras e segundas parcelas dos salários. A expectativa é que os valores referentes aos demais 8% sejam depositados nesta terça-feira (26)", diz a nota.

Pelo cronograma de pagamento divulgado pelo Estado, a terceira parcela dos salários deve se depositada na quarta-feira (27).

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.