Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

De forma sutil

Aécio alfineta Anastasia por mudanças em projeto

Publicado em: Ter, 17/12/19 - 03h00
Mineiros divergiram sobre PEC que autoriza transferência direta de emendas parlamentares | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado 12/12/2018

Ouça a notícia

No ninho tucano mineiro, o que se preza é a “delicadeza” para criticar membros do próprio partido – feitas de forma ainda mais sutil quando se trata de ex-aliados. Foi isso que se viu durante discurso feito pelo deputado Aécio Neves, na última semana, em que ele deu uma leve alfinetada no senador Antonio Anastasia. Esse último foi relator de um projeto e fez mudanças no texto que havia sido relatado por Aécio na Câmara. 

“Eu me orgulho muito de ter podido, a partir dessas audiências públicas, ouvindo os meus pares, discutindo com os membros da nossa comissão, trazer aprimoramentos ao texto. Aqui (no Senado), algumas modificações foram feitas de forma supressiva. Não me preocupo com essas modificações, porque esses recursos serão fiscalizados pela sociedade, como são, por exemplo, os recursos do Fundo de Participação dos Municípios ou dos Estados”, disse Aécio.

A fala do deputado foi dada durante cerimônia de promulgação da PEC que autoriza a transferência direta de emendas parlamentares para Estados e municípios. Acatando recomendação técnica do Ministério Público Federal (MPF), Anastasia suprimiu da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o trecho que retirava de órgãos da União, como o Tribunal de Contas, o poder de fiscalização dos repasses dessas verbas. E, da forma como Anastasia sugeriu, a proposição foi aprovada no plenário do Senado.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.