Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Disputa tucana

Aécio Neves ganha força entre aliados para se manter no PSDB

Publicado em: Qui, 11/07/19 - 03h00
Aécio Neves (PSDB) está na mira de outros parlamentares tucanos | Foto: Andressa Anholete / AFP

Ouça a notícia

Em meio ao fogo cruzado com tucanos paulistas, aliados próximos do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) estão confiantes de que o parlamentar ganhou força na legenda nos últimos meses e vai conseguir se segurar dentro do PSDB. Na semana passada, o diretório estadual de São Paulo pediu a expulsão do ex-governador de Minas do partido, e, desde então, lideranças vêm se estranhando sobre a questão, que agora consta no Conselho de Ética da sigla. Ontem, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, defendeu que o mineiro seja expulso e ainda foi incisivo: “Ou eu ou Aécio Neves no partido”, disse. 

Um dos trunfos de Aécio, aliás, é justamente o conselho. O presidente do colegiado é o ex-vice-governador do Espírito Santo César Colnago, aliado de longa data e amigo pessoal do deputado. Além dele, Aécio emplacou, ainda, outros correligionários próximos na executiva nacional do partido, como os deputados Domingos Sávio, Bruna Furlan e Célio Silveira como vice-presidentes. O secretário geral da sigla, Beto Pereira, também ganhou força para o cargo com o auxílio de Aécio. 

“No geral, de toda a bancada do PSDB, o Aécio Neves tem ali um terço de pessoas próximas. Dificilmente ele perde essa briga interna”, contou um tucano sob anonimato. “E outra, o (Geraldo) Alckmin é investigado, o (Bruno) Covas também. Vão pedir para expulsar ou é algo pessoal com o Aécio?”, concluiu.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.