Lama

Após suspeitas de boicote, CPI de Brumadinho será instalada

Comissão da Câmara sobre rompimento de barragem tem sofrido com idas e vindas

Por Lucas Ragazzi
Publicado em 25 de abril de 2019 | 03:00
 
 

A CPI de Brumadinho na Câmara deve, enfim, ser instalada nesta quinta-feira, em sessão marcada para as 10h. Na última terça-feira, uma reunião que havia sido agendada para o estabelecimento do colegiado foi abruptamente desmarcada pela Mesa Diretora da Casa. Alguns deputados se indignaram com a situação e chegaram a especular que a CPI estaria natimorta com o possível envolvimento, nos bastidores, de pessoas ligadas à mineração. 

“A verdade é que interesses escusos querem que não saia do papel, querem que a CPI fique apenas no Senado, onde vai acabar em pizza. E o desgaste ficou para nós (deputados federais), viramos chacota. Deveríamos ter radicalizado lá atrás”, afirmou, em tom forte, o deputado André Janones (Avante-MG). 

A versão de pessoas mais próximas da Mesa é que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teria retardado a abertura do colegiado para que houvesse um consenso maior dentro da comissão na escolha de presidente e relator. Entre os postulantes está o deputado Rogério Correia (PT-MG), que mira a relatoria. “O presidente e o relator precisam ser independentes do setor de mineração”, argumentou o petista.