Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Personagem do dia

Ativista de direita, deputado não quer ‘atuação de gelatina’

Publicado em: Qua, 23/01/19 - 02h00
“Deputado do PSL que fizer isso (viajar para a China a convite do governo oriental) já pode ir se aproximando do PT para a próxima eleição, vai ter mais chances lá.” | Foto: Reprodução/Twitter @cabojunioamaral

Nascido e criado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o deputado federal eleito Cabo Junio Amaral (PSL), 31, é um dos novatos da bancada mineira que prometem chamar atenção nesta legislatura. Líder do movimento conservador Direita Minas, criado em 2015 durante a tomada das ruas por protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Amaral é membro da Polícia Militar de Minas Gerais desde 2007. Antes mesmo de tomar posse, o novo parlamentar já participa de polêmicas.

No início de janeiro, ele chegou a trocar safanões com o deputado Rogério Correia (PT-MG) durante evento de diplomação do cargo. Amaral foi tirar satisfações com o petista – que segurava um cartaz escrito “Lula Livre”. Na semana seguinte, ele publicou, em uma rede social, uma foto com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em que ironizava ao ler um documento: “Conferindo a lista do Dops”.

Na companhia de Eduardo, aliás, o cabo foi aos Estados Unidos, também neste mês, para visitar o filósofo Olavo de Carvalho, considerado por muitos o principal guru ideológico do governo Bolsonaro, tendo participado da indicação de pelo menos dois ministros. Para a coluna, o deputado eleito preferiu não comentar a viagem. “É de caráter pessoal, sem vínculo com o mandato. Não tenho o que informar”. Pelo Twitter, no entanto, Junio Amaral mostrou admiração pelo escritor. “Satisfação imensurável em conhecer e aprender pessoalmente com o maior filósofo da história do Brasil. Não esperem uma atuação de gelatina nos próximos anos. ‘Moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira’”, escreveu.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.