Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Metrô

Comissão da Câmara vai auditar reajuste do metrô de BH e comparar valores

Publicado em: Qua, 15/05/19 - 11h56

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal vai auditar o reajuste de preços das passagens do metrô de Belo Horizonte e comparar os valores arrecadados na capital mineira com o gasto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no resto do país. Segundo o deputado federal Weliton Prado (PROS-MG), o "trem metropolitano" de Belo Horizonte é superavitário e acaba subsidiando outros empreendimentos da CBTU. 

"A gente subsidia praticamente o metrô das outras capitais, isso não é justo. É um trem metropolitano que é superavitario, a gente arrecada mais do que gasta", argumentou Prado. Na manhã desta quarta-feira (15), o colegiado aprovou a proposta para fiscalizar o reajuste e estudar a arrecadação da empresa.

De autoria do deputado federal Weliton Prado (PROS), o ato de fiscalização e controle será realizado em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU). A proposta foi apresentada pelo deputado no ano passado, quando foi feito o anúncio do aumento de 88,8% da passagem. Somente agora, com a designação de um novo relator, o deputado Fred Costa (PATRI), houve a apresentação do parecer e a comissão aprovou a implementação da fiscalização.


O pedido de fiscalização feito ao TCU incluiu também os valores arrecadados com os bilhetes comprados pelos usuários do Metrô e os custos dos serviços em cada capital que a CBTU atua. Também vai investigar quais as ações planejadas pela CBTU para a melhoria da prestação do serviço nas cinco capitais referidas. 

“Comparando todas as regionais dirigidas pela CBTU, Belo Horizonte é a que mais arrecada no país, contudo, a população não vê retorno do que paga. Além de manter serviços de outros estados, já que o que é arrecadado pelo metrô de Belo Horizonte vai para o caixa único da companhia, Minas Gerais não é tratada com prioridade quando o assunto é expansão e melhorias nas linhas, uma novela que se arrasta há décadas, marcada por um jogo de ‘empurra-empurra’ e descaso”, argumentou Weliton Prado.

Além de Belo Horizonte, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) atua também em Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.