Idosos

Deputada quer aprovar na Câmara moção de repúdio a declarações de Bolsonaro

Lídice da Mata (PSB-BA) entendeu que presidente foi desrespeitoso ao se referir durante entrevista a idosos

Por Fransciny Alves
Publicado em 13 de abril de 2020 | 18:20
 
 
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara dos Deputados, Lídice da Mata (PSB-BA), quer que o Legislativo aprove uma moção de repúdio contra o presidente Jair Bolsonaro por uma fala em relação aos idosos durante essa pandemia do novo coronavírus.

“Devemos sim, em primeiro lugar, cada família cuidar dos mais idosos. Não pode deixar na conta do Estado. Cada família tem que botar o teu vovô, a tua vovó, num canto, e evitar o contato com ele a menos de dois metros. É isso o que tem que ser feito. O resto tem que trabalhar”, disse Bolsonaro no último dia 8, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Rede Bandeirantes.

Para a deputada, a declaração é inaceitável quando milhares de pessoas estão morrendo em todo o mundo em função da doença, e principalmente, as pessoas idosas. Ela cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que a população de pessoas idosas no país saltou de 25,4 milhões para mais de 30 milhões de pessoas entre 2012 a 2017.

“Só em albergues públicos são mais de 60 mil pessoas idosas residentes. É essa população a mais vulnerável à mortalidade pela doença. É essa população que requer mais cuidados. Essa população, que contribuiu toda a vida pelo desenvolvimento do país, agora precisa, sim, de todo o apoio do Estado, e não só das famílias. Do total de mortos até agora, no Brasil, apenas 10% têm menos de 60 anos”, argumentou.