Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Atrito

Diante de rivalidade, setor da Juventude do PSDB ameaça boicotar convenção

Publicado em: Qua, 24/04/19 - 03h00
Para tucano Domingos Sávio, é inadmissível que petistas fiquem | Foto: Ananda Borges/ Câmara dos Deputados

Ouça a notícia

Setores da Juventude do PSDB mineiro ameaçam boicotar a convenção estadual do partido, que vai ser realizada no próximo mês, em protesto a uma suposta tentativa do atual presidente da entidade, o advogado Reinaldo Belli, de emplacar um aliado do deputado federal Domingos Sávio, atual presidente estadual da sigla, no comando da Juventude. 

Segundo interlocutores do grupo descontente, Belli teria criado regras da eleição interna para conseguir indicar quem vai concorrer ao posto. O ex-deputado federal Caio Narcio, que não se reelegeu na última disputa, chegou a criticar a atual direção da Juventude tucana no WhatsApp. Domingos Sávio não foi encontrado pela coluna para comentar.

Em nota, o advogado Reinaldo Belli afirmou que as regras da eleição interna não foram criadas por ele.

"A suposta regra citada pelo “grupo descontente” que procurou o JORNAL O TEMPO é a restrição normativa para participar das eleições da Juventude do PSDB aos jovens filiados ao partido que possuam entre 16 e 29 anos. O motivo do descontentamento consiste na intenção de um respeitável filiado ao PSDB, que já completou 30 anos,  de se candidatar à presidência do Secretariado Jovem Estadual. A regra, entretanto, não foi e nem poderia ter sido criada por mim. Trata-se de deliberação já antiga da Comissão Executiva Nacional do PSDB, positivada por meio da Resolução CEN-PSDB nº 001/2016, tendo inclusive já sido aplicada no último pleito eleitoral, em 2017, consoante a Resolução da Comissão Executiva Estadual do PSDB-MG nº 001/2017. O que fiz foi reproduzir tal regra, de amplo conhecimento de todos, no edital das eleições, assim como fizeram, aliás, meus pares em outros Estados da Federação, como não poderia ser diferente, dada nossa incompetência para revogar atos normativos editados pela Comissão Executiva Nacional do Partido."

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.