Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

2022

Em meio a crise no Partido Novo, Zema nega pretensão de disputar Presidência

Publicado em: Seg, 26/10/20 - 18h20

O governador Romeu Zema negou, nesta segunda-feira (26), que tenha intenção de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022. Após sair de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto, em Brasília, ele disse que essa possibilidade é um boato. 

“Nenhuma fonte oficial do partido falou isso. Isso não passa de boatos que surgiram de algumas pessoas que não têm nenhuma procuração do partido para falar. Mas, o meu relacionamento com o partido é o melhor possível, eu acato todas as determinações do partido”, disse Zema. 

O partido Novo atualmente está dividido em duas alas: a bolsonarista e a de apoio ao ex-presidenciável e ex-presidente da sigla João Amoêdo, um crítico do presidente. Para desidratar Amoêdo, membros da legenda indicam que Zema deve disputar o comando do Palácio do Planalto nas próximas eleições. 

O governador ainda completou que a “imprensa deveria procurar o porta-voz oficial do partido”. “Escutar uma pessoa ou outra fica muito sujeito a interpretações distintas. Mas não há nada de concreto em relação a isso que você falou”, respondeu ao ser indagado sobre o tema.

Em entrevista ao jornal O Globo, no último final de semana, Amoêdo disse que seria “incoerente” uma candidatura de Zema à Presidência da República como opositor de Bolsonaro porque o mineiro “entende que o presidente está fazendo um bom governo”.

Agendas

Zema cumpriu, nesta segunda-feira (26), uma série de agendas em Brasília. Pela manhã, ele tratou das concessões de parques naturais e rodovias com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano.

O governador também almoçou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial do Legislativo. O compromisso não constava na agenda de ambos. Entre os assuntos, estava o Regime de Recuperação Fiscal.

Já no início da tarde, foi até a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em uma visita de cortesia ao presidente do órgão, Coronel Giovanne Gomes da Silva. Ele era comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O chefe do Executivo também se reuniu com secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, com quem tratou sobre a privatização do Ceasa, por exemplo. 

Acompanharam o governador os secretários de Fazenda, Gustavo Barbosa; de Planejamento, Otto Levy; de Governo, Igor Eto; e Geral, Mateus Simões. O coordenador da bancada mineira no Congresso, deputado Diego Andrade (PSD), também participou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.