R$ 81 mil

Exército prevê comprar 200 bonequinhos de soldados a R$ 408,67 cada um

O Batalhão Mauá em Araguari, no Triângulo Mineiro, é quem está realizando a licitação

Por Fransciny Alves
Publicado em 15 de março de 2021 | 12:36
 
 
Reprodução/Edital Foto: Reprodução/Edital

O Exército Brasileiro pretende gastar até R$ 81,7 mil com a compra de 200 bonecos de  miniaturas de soldados, de dois tipos. Cada um desses “brinquedos” está orçado em R$ 408,67.

A listagem desses objetos faz parte de uma licitação mais abrangente de aquisição de materiais de fotografia e brindes. O preço máximo que o órgão pretende empenhar com todo certame é de R$ 731,8 mil. 

O Batalhão Mauá em Araguari, no Triângulo Mineiro, é quem está realizando a licitação, que prevê ainda  a compra de outros 49 itens. Entre eles câmeras, flashs, álbuns, 2.730 canetas, 1.400 chaveiros, distintivos, canecas, garrafas e placas.

Há também a previsão de adquirir 100 kits para churrasco com quatro peças em maleta de alumínio, com o brasão do Exército na tampa. Cada um deles está orçado em até 167,78, chegando o valor total de R$ 18,4 mil. 

Os valores previstos no termo de referência do edital levam em conta o valor máximo que o Batalhão pretende empenhar com os itens. Dessa forma, ao fim da licitação, é possível que a quantia desembolsada seja menor.

No documento, o órgão diz que os valores de referência foram fixados após orçamentação em fontes diversificadas. Além disso, a modalidade é de registro de preços, ou seja, é realizada uma previsão, mas isso não quer dizer que, de fato, vai adquirir toda essa quantidade.

Argumentação

Na justificativa, é dito que o  funcionamento da atividade-fim e meio das Organizações Militares da Guarnição de Araguari exigem da administração uma “constante preocupação com a correta gestão dos estoques de todas as classes de suprimentos, mantendo-os em níveis compatíveis com a continuidade de suas rotinas operacionais e administrativas”. 

E que a aquisição de brindes e placas está sendo feita para a Seção de Comunicação Social, a Diretoria de Obras de Cooperação em Brasília (DOC), o Centro de Engenharia de Construção (CIEng) e o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). 

Ainda segundo o documento, o material e equipamento fotográfico vai ser utilizado em eventos internos e externos do 2º Batalhão Ferroviário para estreitar “os laços com o público de diversos segmentos e, consequentemente, ajudar na divulgação da instituição no cenário nacional e internacional”.