Maldade

Gabriel Azevedo é apelidado de 'Janaina Pachoal' de Minas

No Congresso Nacional, os parlamentares não perdem tempo e fazem alusão pelo fato de ambos terem pedido impeachment de algum presidente

Por Fransciny Alves
Publicado em 11 de março de 2020 | 03:00
 
 
Gabriel Azevedo Foto: Uarlen Valério

No Congresso Nacional, os parlamentares não perdem tempo com, digamos, maldades. E o vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (sem partido) foi apelidado pelos políticos de nova “Janaina Paschoal”. Isso porque os dois passam a ter uma coisa em comum: pedido de impeachment contra um presidente.

Na noite de segunda-feira (9), Azevedo, que também é advogado, anunciou que ele e o advogado Felipe Autran iniciaram a redação de um pedido de impedimento contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nos Estados Unidos, o chefe do Executivo declarou que houve fraude nas eleições de 2018 e que, na verdade, ele teria sido eleito em primeiro turno. Bolsonaro disse ter provas de suas declarações, mas ainda não as apresentou. Se ele não conseguir atestar o que diz, pela Constituição pode ser enquadrado em crime de responsabilidade.

Em setembro de 2015, Janaina protocolou juntamente com o jurista Hélio Bicudo e o advogado Miguel Reale Júnior na Câmara dos Deputados o processo de impeachment contra Dilma Rousseff (PT), que resultou na queda dela um ano depois.

E, nas eleições de 2018, a advogada foi eleita como deputada estadual de São Paulo. Ela foi a mais votado Estado, com cerca de 2 milhões de votos.

“Ele (Gabriel Azevedo) soube se pronunciar no momento correto e pode ser a nova Janaína. Não está errado porque, de fato, as falas podem ser consideradas como um crime de responsabilidade se o presidente não atestar. Mas, agora, ao discutir com os apoiadores de Bolsonaro ele mostra que isso também é uma questão política”, resumiu um líder na Câmara.

Vinde a mim, gado! Pode mugir a vontade. O que essa boiada espera, gente? Que eu fique chateado? Sei lá... triste? Risos. Eu estaria preocupadíssimo é se determinada parcela da sociedade estivesse a me elogiar. Estaria fazendo algo de muito errado. Caráter. Coerência. Coragem.

— Gabriel Azevedo (@gabrielazevedo) March 10, 2020

Clima

Líderes do Congresso também avaliam que pelo andar da carruagem, com crises entre os Poderes cada vez mais constantes, é possível que esse processo de impeachment tenha prosseguimento na Casa.