Crise sem fim

Irritação de Bolsonaro com Mourão também passa pelo tratamento dado à imprensa

Na chegada e saída do Palácio do Planalto, Mourão sempre é abordado pela imprensa e separa alguns minutos para responder perguntas

Por Fransciny Alves
Publicado em 30 de novembro de 2020 | 12:40
 
 
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão Foto: Alan Santos / PR

O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), já foi apelidado por auxiliares do Palácio do Planalto como “comentador geral da República” e, nos bastidores, é dito que a insatisfação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com ele vai além do fato de dar “opinião sobre tudo” e a irritação chega até mesmo ao modo “simpático” com que ele trata os jornalistas. 

Na chegada e saída do Palácio do Planalto, Mourão sempre é abordado pela imprensa e separa alguns minutos para responder perguntas, que passam pela avaliação dele sobre posições de Bolsonaro ou de fatos que não dizem respeito diretamente à vice ou a questões ambientais, já que ele preside o Conselho da Amazônia. 

A maioria das vezes ele tenta se esquivar e ressalta que passa por uma decisão do chefe do Palácio do Planalto, mas até mesmo comentários sutis por parte de Mourão deixam Bolsonaro enfurecido, o que já rendeu “puxões de orelha” públicos no vice. Mas, auxiliares ressaltam que a principal queixa é com a atenção dada aos repórteres. 

Segundo uma fonte da Presidência, é mais do que óbvia a antipatia de Bolsonaro pela imprensa, com ataques diários, e a avaliação é de que Mourão tem dado “munição” ao falar de questões do governo e ainda tratar jornalistas com “certa atenção”. “E o vice é esperto. Ele também tem a vaidade dele e, em momentos oportunos, fala mesmo que isso vá incomodar o presidente”, resumiu a fonte.