Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Em plena pandemia

Itamaraty: protocolo contra Covid é esquecido em evento com mais de 250 pessoas

Publicado em: Qui, 22/10/20 - 14h01
Aglomeração em evento no Itamaraty mostra a falta de preocupação com o protocolo contra Covid-19 | Foto: FRANSCINY ALVES / O TEMPO

A pandemia da Covid-19 parece não preocupar mais o governo federal. Nesta quinta-feira (22), mais de 250 pessoas participaram da cerimônia de formatura dos alunos do Instituto Rio Branco e entrega de Insígnias da Ordem de Rio Branco, no Palácio do Itamaraty. 

Diplomatas já haviam se mostrado preocupados com a realização da solenidade. Em eventos no Palácio do Planalto, sede do governo, o número de convidados é menor.

Durante a cerimônia de formatura, no segundo pavimento do local, o distanciamento foi respeitado pelos presentes, com cadeiras posicionadas com 1,5 metro de distância. No entanto, o uso de máscara foi opcional e houve diversos abraços e apertos de mãos. 

Na segunda parte do evento no térreo, em que foram entregues as insígnias, aí o protocolo para evitar a propagação do vírus foi totalmente esquecido. Poucas autoridades utilizaram máscaras e houve aglomeração, o que se seguiu durante o coquetel.

Nessa mesma cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu aos diplomatas que levem a verdade e falou que vão mostrar para outros países que “não há nada queimando” na Floresta Amazônica e que “sequer um hectare de selva foi devastado”.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ministros, parlamentares e militares marcaram presença no evento.  E, enquanto a solenidade estava em andamento, eles tiveram que ouvir gritos de militares da reserva que estão protestando contra a redução de benefícios.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.