Minas na Esplanada

Fransciny Alves é nossa enviada a Brasília e traz bastidores da política mineira e nacional direto de lá

Avaliação

Parlamentares estudam voltar às atividades in loco no Congresso Nacional

Publicado em: Ter, 02/06/20 - 16h45

Mesmo que a curva de pessoas infectadas com o novo coronavírus não esteja diminuindo no país, parlamentares já estudam uma forma de comparecer por mais vezes em Brasília. A tensão entre Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) tem deixado os políticos em alerta e eles avaliam que é a proximidade com o “centro do poder” é necessária. A escalada de protestos favoráveis e contrários à democracia também é um motivador.

Desde a segunda quinzena de março, deputados e senadores têm ficado em suas bases eleitorais e participado remotamente de sessões dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, assim como de comissões especiais que tratam exclusivamente da Covid-19. Agora, eles estudam uma espécie de “rodízio” maior entre parlamentares do mesmo partido para marcar presença na capital federal. Gradativamente, acreditam que até julho as Casas vão retomar ao "novo normal".

Como a coluna mostrou, parlamentares contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começaram a se articular para pedir a volta do funcionamento de algumas comissões do Congresso Nacional, como o Conselho de Ética e a CPMI das Fake News. No entanto, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não têm se mostrado favoráveis a essa ideia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.